18 SET 2015
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
SECADOR DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO PASSA POR TESTES APÓS CONCLUSÃO DA REFORMA

Em breve, agricultores do município poderão utilizar o equipamento para secagem de grãos

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário vem trabalhando há alguns meses na reforma do secador de grãos da EMAAI (Empresa Municipal de Abastecimento e Armazenagem de Itápolis) e que, nesta semana, foi finalizada. Agora estão sendo realizados os testes de funcionamento, pois o secador estava desativado há muitos anos, e também foi iniciada pintura do equipamento. De acordo com o secretário da pasta, em breve, os produtores rurais que investem na produção de grãos poderão utilizar o secador.

"A etapa do processo de secagem pela qual os grãos são submetidos é de fundamental importância, pois a partir dela podemos manter o produto em boa qualidade para a armazenagem, industrialização e o consumo final", disse o secretário. O processo de secagem é aplicado para reduzir o teor de umidade na produção de grãos a níveis que possibilitem um armazenamento seguro.

Com a volta do funcionamento do secador de grãos no município que, deve realizar a secagem de aproximadamente 300 sacas por hora, além da economia para os agricultores que não terão que deslocar sua produção para outras cidades para fazer a secagem, o tempo de espera para realizar a colheita, também, poderá ser menor, pois quando o grão é secado artificialmente não é necessário mantê-lo por mais tempo no campo para secagem ao ar livre. Deixando, assim, a área livre para o plantio da safrinha (sorgo, girassol, entre outros).

18/09/2015