22 DEZ 2010
SAÚDE PÚBLICA EVOLUI E MELHORA O ATENDIMENTO NO MUNICÍPIO

Em um levantamento recente realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foi constatada uma evolução na área da saúde pública em Itápolis, depois das constantes ações do Chefe do Executivo, ao priorizar este setor que agonizava com uma demanda incompatível aos investimentos feitos em outras épocas. Ônibus, ambulâncias e veículos novos foram adquiridos, profissionais contratados e convênios foram firmados com hospitais e laboratórios.

Mesmo sem oftalmologista atendendo na Rede Pública em janeiro de 2009, existia uma demanda reprimida de 3 anos e hoje a espera diminuiu para 1 ano, os pacientes são encaminhados para Ibitinga, Américo Brasiliense, Taquaritinga, Araraquara e Ribeirão, tudo por intermédio da Secretaria, lembrando ainda que a Secretaria encaminha para atendimento imediato todas as urgência que vem da Santa Casa para tratamento de corpo estranho, trauma, acidente com corrosivos, entre outros.

Exames de ultra-som, em janeiro de 2009 de um modo geral existia fila de espera de 18 meses, hoje em dia o tempo de espera é de 30 dias, lembrando que para gestante a espera máxima é de 10 dias.

Exame de ECO ( ecocardiograma), em janeiro de 2009 existia uma espera de 4 anos, hoje, os exames são realizados entre 30 e 40 dias.

Retirada de calculo renal, em janeiro de 2010 a demanda era de cerca de 12 meses, hoje em 30 dias após o diagnóstico é realizado o procedimento (litotripsia).

Endoscopia em janeiro de 2009, a demanda reprimida era de 2 anos, hoje diminuiu para 6 meses a espera.

Cintilografia do miocárdio estresse/repouso, em janeiro de 2009 espera de 6 meses, hoje de 10 a 15 dias.

Cintilografia óssea, em janeiro de 2009 espera de 6 meses, hoje espera máxima de 30 dias.

Exame de ouvido (audiometria e impedanciometria) em janeiro de 2009 demanda reprimida em cerca de 18 meses, hoje no máximo 15 dias.

Aparelho para surdez, em janeiro de 2009 o tempo de espera era em torno de 3 anos, hoje em três meses o paciente já esta com a prótese. Em 2 anos foram atendidos cerca de 300 pacientes, foram disponibilizados mais de 500 próteses auditivas.

Medicamentos na farmácia, em janeiro de 2009 existia cerca de 90 itens na farmácia Municipal, hoje disponibilizamos mais de 300 itens.

Lembramos ainda que todos os pacientes que chegam na Secretaria com característica ou declarações de Urgência são prontamente atendidos.

Mais de 300 itens na farmácia popular municipal

Entrega de medicamentos em domicílio para casos especiais

Espera para exames de ouvido: antes 18 meses, agora 15 dias

Doação de aparelho de Tomografia Computadorizada para o município adquirida