31 MAI 2011
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
REUNIÃO DOS CITRICULTORES EM ITÁPOLIS FOI ADIADA POR CONTA DE CONVITE DO GOVERNADOR PARA DISCUTIR HOJE À NOITE EM SÃO PAULO A QUESTÃO DA LARANJA

Os presidentes de sindicatos rurais foram convidados para uma reunião hoje às 19H00 em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes. A reunião foi convocada pela Secretária de Agricultura de Abastecimento do Estado de São Paulo, Monika Bergamaschi e o Governador Geraldo Alkmin e dirigida aos representantes da Citricultura paulista. No encontro na sede do governo do Estado, a Secretaria Estadual de Agricultura irá apresentar propostas para solucionar os problemas do ramo, por isso a reunião que aconteceria em Itápolis na tarde dessa quinta-feira 9/8, com os Prefeitos e Presidentes de Sindicatos Rurais da região, foi cancelada, já que os coordenadores do evento são os mesmos convocados pela Secretária Estadual. Entre eles estão o Presidente da Associtrus, representantes da FAESP e dos Sindicatos Rurais.

APÓS PROTESTO DE CITRICULTORES, CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL FIXOU PREÇO MÍNIMO PARA LARANJA

O protesto realizado pelos citricultores por causa da situação do mercado da laranja no país já conseguiu fazer com que o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixasse um preço mínimo de R$ 10,10 por caixa para, pelo menos, parte da produção que está sendo colhida no momento.A medida, anunciada na quinta-feira, 2/8, integra uma série de ações anunciadas para socorrer o setor da citricultura, mas, de acordo com produtores rurais, ainda não resolverá os problemas enfrentados no campo.

O Ministério da Agricultura divulgou que o próximo passo será iniciar leilões de PEP (Prêmio de Escoamento de Produto) e de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor) para incentivar o crescimento, no mercado interno, de laranja e do suco. Foi autorizada a rolagem de dívidas de custeio e investimentos já vencidos e a vencer nos próximos meses para pagamento a partir de fevereiro de 2013 e em até cinco anos. Também liberou a criação de uma linha de R$ 150 mil por produtor para a manutenção de pomares. Ainda nesta semana, o Banco Central deverá divulgar, por meio de uma resolução, os detalhes das medidas anunciadas.

Essas medidas já refletem um posicionamento de auxílio ao citricultor, diante das manifestações de protesto realizadas nos últimos dias.

Para continuar buscando alternativas para essa situação da citricultura o Sindicato Rural Itápolis havia organizado uma reunião nesta quinta-feira, dia 9 de agosto, às 14h00 no Teatro Municipal, contando a presença de prefeitos da região, que acabou sendo adiada por causa da convocação para reunião em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, com o Governador e a Secretaria de Agricultura Estadual.