21 MAI 2020
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
ARBORIZAÇÃO MUNICIPAL

A Prefeitura de Itápolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, vem dando sequência ao trabalho de arborização do município, incluindo o cadastro de todas as árvores existentes e o plantio de novas mudas onde não houver. De acordo com a secretária da pasta, a finalidade é aumentar e melhorar a qualidade da cobertura vegetal na área urbana, que traz como benefício a melhoria na qualidade do ar, redução de temperatura no microclima, aumento da umidade, além da melhora do paisagismo, que consequentemente geram mais bem-estar à população. Mais de mil mudas já foram plantadas na cidade e nos distritos.

“O último levantamento realizado na cidade, através de amostragem, alertou-nos sobre a baixa qualidade da arborização existente, em sua maioria, causada pela execução de poda drástica, além disso, é evidente a falta de diversidade de espécies e a quantidade de imóveis que não possuem árvores plantadas, o que é obrigatório por Lei Municipal” explicou.

O cadastro arbóreo que está sendo elaborado pela Secretaria contará com dados físicos do local, bem como dados sanitários da árvore. Todos os espécimes terão um número de cadastro associado à sua coordenada geográfica, para que toda intervenção seja comunicada à Secretaria, que atualizará este cadastro.

“Os imóveis que não tiverem árvores plantadas receberão o plantio, e a escolha de mudas será realizada pelos técnicos, de acordo com a largura e especificidades do imóvel. Recomendamos que seja realizada inicialmente a poda de formação, que consiste em conduzir a planta em seu eixo de crescimento, retirando-se dela ramos indesejáveis e ramificações baixas, direcionando o desenvolvimento da copa para os espaços disponíveis, sempre levando em consideração o modelo arquitetônico da espécie”, finalizou.

21/05/2020
ARBORIZAÇÃO MUNICIPAL