31 MAR 2010
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
Representantes dos Citricultores Itapolitanos Voltam a Brasília

O Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento juntamente com representantes do Sindicato Rural Patronal e produtores de citrus do município, estiveram presentes em uma audiência no plenário da Câmara Federal, em Brasília, dia 24/03.

O motivo do encontro deu-se em razão da situação crítica que vem passando a citricultura nacional que resultou na denúncia de cartelização por parte das indústrias extratoras de sucos e que já vem sendo denunciada desde a década de 90, pelos laranjeiros.

Oportunamente o representante da delegação itapolitana reiterou a solicitação junto ao Deputado Federal Duarte Nogueira de uma verba no valor de R$ 200 mil, que será destinada à APHI – Associação dos Produtores de Hortifruti de Itápolis. A reivindicação foi feita pelo Prefeito por ocasião da visita do parlamentar à cidade, no segundo semestre de 2009.

Apoiados pela Prefeitura, os citricultores estiveram em Brasília, juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura e representantes do Sindicato Rural Patronal nos meses de junho e agosto de 2009, para cobrar dos políticos uma solução para o problema. Na ocasião vários parlamentares e senadores manifestaram interesse em defender os produtores, dentre eles o Deputado Federal Duarte Nogueira.

Desde o início das denúncias as autoridades federais foram interadas do problema e determinaram a investigação dos fatos, o que desencadeou a chamada “Operação Fanta”. Ao longo destes anos, tantas outras denúncias foram formuladas e a citricultura foi definhando até entrar em colápso, principalmente em razão da desvalorização da fruta e que resultou no abandono dos pomares e na erradicação da maioria deles.