13 JUN 2013
GUARDA CIVIL MUNICIPAL
REPRESENTANTES DA PREFEITURA PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO CORTA-FOGO EM RIO PRETO

O evento, que aconteceu na sede da Associação Comercial, contou com a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, dos comandantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental entre outras autoridades.Representantes da Secretaria Municipal de Governo e Assuntos Especiais e da Guarda Municipal estiveram na terça-feira (11) em São José do Rio Preto, no lançamento da Operação Corta-Fogo. A medida foi criada com o objetivo de combater as queimadas em todo o estado, já que até o mês de outubro o tempo seco propicia os focos de incêndio.

A meta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para este ano é manter os focos de incêndio num volume 50% menor do que o registrado em 2005, ano no qual foram estabelecidas metas de redução de emissão de gases devido às mudanças climáticas. Para obter a redução o principal desafio no setor é o monitoramento preventivo.

Em 2012 houve o registro de 1.356 focos de incêndio no Estado de São Paulo. Em 2005 foram 3.730 focos, a área atingida caiu 40% em relação a esse período. A Operação Corta Fogo vai mobilizar Corpo de Bombeiros, Cetesb, Artesp, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Prefeituras. A ação inclui campanha nas rodovias paulistas em parceria com as concessionárias que administram os trajetos.

Representantes da Polícia Ambiental e dos Bombeiros, entre outras autoridades compuseram a mesa do evento

Representantes de Prefeituras de vários municípios presentes no lançamento

Secretário Estadual, Bruno Covas falando sobre a Operação Corta Fogo

Mapa do Governo do Estado sobre monitoramento das queimadas

Operação Corta Fogo - Campo sem fogo. Campo com vida.

13/06/2013