A Prefeitura de Itápolis protocolou o pedido de licença ambiental prévia na CETESB de Araraquara, solicitando a implantação da ETE – Estação Tratamento de Esgoto em Nova América.Este é um importante passo para efetivar a instalação da Estação no distrito.
A documentação elaborada e organizada pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, contou com a inserção de uma nova proposta, adequando a concepção e dimensionamento da ETE, visando torná-la mais eficiente, com um custo menor de construção e manutenção. Paralelamente, as Secretarias de Obras e Planejamento Urbanístico estão fazendo o projeto executivo de construção das bases, terraplenagem, cercamento e guarita do local.
O sistema proposto para o tratamento dos efluentes sanitários de Nova América será do tipo biológico, aeróbio de lodos ativados, com decantação secundária, com posterior desinfecção em tanque de contato. Sistemas do mesmo tipo já implantados projetam uma eficiência de remoção da carga orgânica estimada em 95%.
De acordo com os dados fornecidos pelo SAAEI, foram adotados critérios para cálculo considerando que até o ano de 2017 o distrito terá uma vazão de efluentes de 19,82 m³/h. Por isso, será adotado como parâmetro para dimensionamento uma vazão média de 20 m³/h.
Agora, a Administração Municipal aguarda a aprovação do projeto que está sendo analisado pela CETESB, enquanto trabalha com os outros aspectos citados, para que a construção da ETE se concretize em Nova América. A Estação de Tapinas também está sendo projetada e o pedido de licença para este distrito deve ser protocolado ainda neste mês de junho.
Imprensa Prefeitura de Itápolis