18 DEZ 2020
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
PROJETO DE COLETA SELETIVA ESTÁ SENDO IMPLANTADO EM ITÁPOLIS

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Itápolis promoveu uma reunião com os catadores de reciclados do município, no mês de novembro, para iniciar a capacitação que antecede a formalização da cooperativa ou associação, que recolherá os materiais e os comercializarão, por meio da prática da divisão solidária.
Esta é uma das etapas do projeto de mobilização socioambiental para implantação do sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis, aprovado pela FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos, que possibilitou a liberação de R$ 117 mil para o município.
Outro foco deste projeto é conscientizar os alunos da rede escolar e a população itapolitana sobre a relevância da implantação do sistema de coleta seletiva como uma importante ação de proteção ao meio ambiente.
“O projeto contempla a disponibilização de uma equipe de consultoria para orientar os recicladores em relação às questões burocráticas da formalização da cooperativa. Este trabalho foi prejudicado pela pandemia da COVID-19 que atrasou os trâmites necessários” explicou a secretária da pasta.
Palestras e oficinas nas escolas e em grupos da sociedade civil organizada também estão previstas nesta política municipal de proteção ambiental, que inclui a fixação de formas de controle e de prevenção da poluição ambiental.