26 MAI 2010
PREFEITURA FAZ TRABALHO PARA CONTER AVANÇO DO CARAMUJO
Diante do avanço da proliferação do caramujo africano em nossa cidade, o Prefeito determinou o desenvolvimento de um amplo trabalho para combater a praga. Esta “força tarefa” está complementando o trabalho que é desenvolvido pelo Centro de Controle de Vetores do município.

Uma equipe de funcionários da Secretaria de Obras, com caminhões basculantes e uma pá carregadeira, estão promovendo a limpeza e remoção de entulhos e material em decomposição nos bairros periféricos da cidade, onde a incidência dos moluscos é maior.

Seguindo determinações do IBAMA – Instituto Brasileiro do Maio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis, o Centro de Controle de Vetores orienta a população a proceder a coleta dos caramujos em sacos plásticos e solicitar ao órgão a remoção do material que, posteriormente será incinerado em lugar apropriado.

O caramujo africano é um molusco introduzido no Brasil ilegalmente na década de 80, o seu controle consiste na catação e destruição dos caramujos. Jamais coloque-os no lixo, pois estará disseminando o problema. Também não coloque sal nos animais, pois assim contaminará o solo. O preconizado é o seguinte:

- Utilize luvas descartáveis para pegar e manusear os animais

- Proteja a pele e as mucosas: não coma, fume ou beba durante o manuseio do caramujo

- Coloque os caramujos em dois sacos plásticos e quebre suas conchas, pisando em cima

- Enterre-os em valas com pelo menos 80 cm de profundidade, longe de cisternas, poços artesianos ou do lençol freático

- Aplique cal virgem sobre os caramujos quebrados (cuidado, a cal queima a pele)

- Feche a vala com terra

Retire as luvas e lave muito bem as mãos após isso.