26 JUN 2017
JUNTA DE SERVIÇO MILITAR
ALISTAMENTO MILITAR: GAROTOS, NASCIDOS EM 1999, TÊM ATÉ O DIA 30 DE JUNHO PARA SE ALISTAR

Os jovens do sexo masculino nascidos em 1999, ou anos anteriores, devem procurar a Junta de Serviço Militar de Itápolis para realizar o alistamento militar obrigatório até o dia 30 de junho de 2017. Este será o último dia para fazer o alistamento, mas, não deixe para a última hora, pois após esta data, os candidatos ficarão em débito com o país tendo suas obrigações militares comprometidas. Sem o alistamento militar a pessoa fica impedida de: obter passaporte ou renovação de sua validade; assumir cargo público, mesmo se aprovado em concursos; matricular-se no ensino superior; obter o registro do diploma de profissões liberais; se matricular ou inscrever para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; e receber qualquer prêmio do governo federal, estadual ou municipal.

1) Onde é realizado o alistamento militar?
O alistamento é realizado na Junta de Serviço de Militar de Itápolis, localizada na Avenida Valentim Gentil, nº 731, no Hall de entrada da Biblioteca Municipal “Leão Machado”. O horário de atendimento é das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h30.

2) Quais documentos devem ser apresentados?
02 (duas) fotos 3x4 cm (recente) de paletó e gravata;
Certidão de Nascimento (original e xerox);
Identidade - RG (original e xerox);
CPF (original e xerox);
Declaração Escolar;
Comprovante de residência (conta de água ou energia).

3) Posso adiar o alistamento militar?
Não. O alistamento é obrigatório e deve a ser realizado nos primeiros seis meses do ano, no qual o jovem brasileiro completa 18 anos de idade.

4) Quem deve realizar o alistamento militar?
É obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 ou completaram em anos anteriores e não se alistaram ainda. As mulheres estão isentas do Serviço Militar obrigatório, mas podem ingressar nas Forças Armadas mediante concurso público.

5) Como é o alistamento para pessoas com necessidades especiais ou deficiência física ou mental?
Basta ir à Junta de Serviço Militar e solicitar o Certificado de Isenção (CI). É realizado um exame médico nos casos em que a incapacidade física ou mental não é aparente.

6) O que é o Certificado de Alistamento Militar (CAM)?
Certificado de Alistamento Militar (CAM) é o documento comprovante da apresentação para a prestação do Serviço Militar inicial. Será fornecido pela Junta de Serviço Militar (órgão alistador). Nos limites da sua validade, e com as anotações devidas, o CAM é, ainda, documento comprobatório de que o brasileiro está em dia com as suas obrigações militares.