16 DEZ 2011
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
ORÇAMENTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL É DEBATIDO EM REUNIÃO

Durante a Conferência Municipal da Transparência e Controle Social, foram abordadas as questões relacionadas com os trabalhos realizados no atendimento social à população. O secretário de Finanças do Município explicou durante a reunião, como funciona o planejamento do orçamento para os Conselheiros dos projetos sociais, como Bolsa Família, para equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência da Assistência Social. Os integrantes da reunião puderam entender como funciona o trâmite legal do fluxo do orçamento municipal, que é realizado pelo Executivo posteriormente enviado para a Câmara Municipal para apreciação, com a possibilidade da inclusão de emendas, que depois volta para o Executivo para ser sancionado.

O Secretário de Finanças explanou como é previsto a maneira de se aplicar os recursos recebidos pelo Estado ou pela União para o Fundo Municipal da Assistência Social e para os programas realizados pela Secretaria para atender a população. Foi esclarecido sobre quais são os recursos alocados, os que são próprios da Prefeitura e também os recursos transferidos pelo Governo Estadual e Federal. Através dessas explicações a equipe dos projetos sociais poderá planejar melhor, como destinará os recursos no desenvolvimento de cada trabalho. Foi esclarecido também como são feitos os repasses para entidades municipais, que no caso de Itápolis é destinado para a Santa Casa, APAE e Patrulha Mirim, para auxiliar nos projetos realizados por essas instituições.

Todos esses projetos são de fundamental importância para a população do município, que é atendida por algum desses programas ou entidades.