19 NOV 2010
OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
MELHORIAS NO LIXÃO GARANTEM QUALIDADE DE VIDA À POPULAÇÃO

A Prefeitura de Itápolis, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos promoveu recentemente diversas melhorias no lixão com o objetivo de evitar uma série de problemas à população e ao meio ambiente. Um terreno anexo ao lixão, servirá ao novo aterro sanitário do município e atenderá as normas estabelecidas pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, após a homologação do órgão competente.

Uma equipe de funcionários e máquinas promoveu a distribuição do lixo em camadas de até 1,5 metros e após a compactação, fizeram a cobertura com terra, compactando novamente para impermeabilizar o terreno. As antigas valas foram devidamente revestidas com mantas de polietileno para conter o chorume, que é o líquido derivado do lixo e que contamina o lençol freático. A cada disposição do lixo é feita a cobertura do mesmo com terra, para evitar que fique a céu aberto e ocasione, entre tantos problemas, o do odor.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente já está em entendimentos com a CETESB para regularizar de vez o problema do destino final do lixo no município. A principal alternativa que se estuda é a do transbordo, voltada ao transporte de resíduos sólidos urbanos, que consiste na transferência do lixo para reciclagem em outro município.

Funcionários da Prefeitura realizam melhorias no lixão

Área do "lixão" totalmente aterrada