06 FEV 2012
TRANSPORTE E TRÂNSITO
“JUNTOS PODEMOS SALVAR MILHÕES DE VIDAS”- CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO TRÂNSITO DE MOTOS

O DENATRAN e o Ministério das Cidades em parceria com as Prefeituras Municipais está realizando a Operação “RodoVida” que é integrada a campanha “Parada - Pacto Nacional pela Redução de Acidentes”, com foco nos acidentes envolvendo motocicletas, pois são os que mais crescem no Brasil. A Campanha do DENATRAN orienta os motociclistas a dirigirem somente com habilitação, usando capacete e roupas adequadas como luvas, calçados adequados, calça e jaqueta. Além de dirigir com prudência e respeito às leis de trânsito. Todo cuidado é pouco já que aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem no mundo em consequência de acidentes no trânsito. Só no Brasil, todos os anos, são cerca de 430 mil acidentes, vitimando 619 mil casos não fatais e tirando a vida de 38 mil pessoas. Frente a isso, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2011 como o início da “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”, portanto esse já é o segundo ano de conscientização. Nesse período, os países terão como meta a estabilização e redução dos acidentes.

O Brasil participa do movimento PARADA - Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, uma grande mobilização dos agentes públicos e da sociedade civil pela redução da violência no trânsito. Esse é, sem dúvida, o momento de parar e valorizar a vida.