01 DEZ 2010
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
ITÁPOLIS ESTEVE PRESENTE NO LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE MICROBACIA EM CAMPINAS

No dia 23 de novembro de 2010, na cidade de Campinas, o Prefeito Municipal de Itápolis, juntamente com seu Assessor, Secretário Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Itápolis e representantes do Sindicato Patronal, estiveram presentes no lançamento do Programa de Microbacia II, destinado ao pequeno e médio produtor dos municípios do estado de São Paulo, ocasião em que se comemorou o 43º aniversário da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada).

O evento também contou com a presença do Secretário da Agricultura do Estado São Paulo e do Governador Alberto Goldman. A APHI (Associação dos Produtores de Hortaliças de Itápolis) se fez presente, expondo seus produtos no estande da CATI regional de Jaboticabal.

O governador Goldman em sua fala fez explanações referentes à importância do Programa de Microbacias entre outros programas apoiados pelo governo do estado. Profissionais ligados à CATI fizeram a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo órgão durante estes 43 anos de existência. Houve também o pronunciamento de várias autoridades e políticos que lá estavam presentes.

O acordo de empréstimo entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Mundial, para implantação do Microbacias II foi assinado no final de setembro e envolve quase US$ 130 milhões, sendo US$ 52 milhões de contrapartida do Governo do Estado.

Para Mark Lundell, responsável por projetos ligados ao desenvolvimento rural sustentável pelo Banco Mundial, a maioria das inovações em relação às tecnologias de boas práticas está implantada nas regiões sul e sudeste. “As ações desenvolvidas no Projeto de Microbacias em São Paulo estão focadas em inovação. Existem três projetos semelhantes no país, mas São Paulo foi o melhor sucedido nessa implantação. É uma nova abordagem, pois integra o social, o ambiental, produção, mercado e associativismo. Podemos dizer que é uma nova tendência, já que as organizações de produtores têm que focar em produção e produtividade, sem esquecer a organização e inclusão social”. Ele destaca que a CATI assumiu esse desafio e está indo sempre em frente, ajudando a fazer do Brasil um recipiente de muitos programas. “Isso já acontece em outros setores, mas agora chegou ao desenvolvimento rural com sustentabilidade”.

Nessa segunda etapa o projeto tem como foco o cooperativismo e o associativismo, diferente da primeira fase onde foram dados incentivos diretamente aos produtores. Só poderão apresentar projetos e pleitear incentivos, as organizações de produtores regularizadas, formadas a pelo menos um ano, compostas por no mínimo quinze membros ligados à mesma cadeia produtiva e com 50% de pequenos e médios produtores.

Segundo Marianne Grosclaude, do Banco Mundial, o principal objetivo dos projetos desenvolvidos pelo Banco é a redução da pobreza e o Microbacias II possibilita a inclusão dos pequenos produtores no mercado consumidor, aumentando a renda dessas comunidades. “Esse projeto que está iniciando em São Paulo tem uma abordagem inovadora, mas não será um trabalho fácil, já que haverá necessidade de uma boa noção da dinâmica de mercado. Mas pela inovação tem grande potencial para ser um modelo para outros estados e países”.

Diretor da CATI fazendo explanações do Programa de Microbacia II

Governador ao centro e Sec. da Agricultura do Est. de SP à direita, em visita ao estande da regional Jaboticabal

Secretário Municipal de Desenvolvimento Agropecuário acompanhou a comitiva de Itápolis ao evento