18 NOV 2010
HÁ 4 MESES NÃO HÁ REGISTRO DE CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO

Há quatro meses não há registro de dengue no município de Itápolis, segundo informações da Secretária Municipal de Saúde. Este resultado positivo deve-se à conscientização e colaboração da população, também ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura, através da equipe do Centro de Controle de Vetores, na erradicação dos focos do mosquito Aedes Aegypti, explicou a Secretária da Saúde.

Ano passado foram registrados 307 casos da infecção no município. Este ano, apenas no mês de janeiro, foram registrados mais de 20 casos que elevaram os índices de contaminação a níveis alarmantes, obrigando a Administração Pública Municipal a criar em 21/01/2010, a Lei nº 2.637, que dispõe sobre obrigações dos munícipes no combate às doenças epidemiológicas e que resulta em multa aos infratores.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde nestes últimos quatro meses não houve ocorrência de casos de dengue e atualmente, apenas quatro suspeitas aguardam o resultado dos exames que devem sair ainda nesta semana. Enquanto isso, a equipe do Centro de Controle de Vetores de Itápolis, realiza o trabalho de vistoria nos quintais de residências e estabelecimentos comerciais para eliminar possíveis focos do Aedes. Os trabalhos são intensificados em regiões onde há confirmação de casos de dengue, uma operação de bloqueio das áreas de riscos.

A equipe de agentes, composta atualmente por oito funcionários, há exemplo de outros municípios, é insuficiente, mais o Chefe do executivo pretende aumentá-la, tão logo for realizado o concurso público para a contratação.

É importante eliminar vasilhas com água a céu aberto