15 MAR 2012
GUARDA CIVIL MUNICIPAL
GUARDAS DE ITÁPOLIS PARTICIPAM DO FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL EM AMERICANA

Os Guardas Municipais de Itápolis e a Presidente da Comissão de Sindicância da Prefeitura participaram do 1º Fórum de Segurança Pública Municipal que aconteceu no dia 12 de março na Câmara Municipal da cidade de Americana. O evento contou com a presença de Guardas de 24 cidades e discutiu sobre a organização e competência das Guardas Municipais diante dos assuntos que norteiam a Segurança Pública. O Fórum teve a participação de 3 palestrantes com experiência no setor, entre eles o advogado Bismael Moraes, Mestre em Direito Processual pela USP, Delegado de Classe Especial, ex-Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e autor de 18 livros, que falou sobre “O Papel das Guardas Municipais no Brasil”. Bismael ressaltou que a Guarda Municipal é a polícia do futuro e que atualmente ela exerce um poder de polícia mais cidadã.

Já o Comandante da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, Osmir Cruz, graduado em Teologia, História e Filosofia, sendo ainda professor da Secretaria Nacional de Segurança Pública, ele palestrou sobre “Capacitação e Formação”. Disse que a Guarda Municipal caminha para a excelência no atendimento. "A segurança do futuro caminha hoje paraatividade realizada pelo município", afirmou.

O Secretário de Segurança Pública de Americana, Adnei Brochi, que foi investigador da Polícia Civil por 21 anos e atuou na Delegacia Especializada Antissequestro de Campinas, falou sobre “Integração das Forças de Segurança Pública”. Ele ressaltou que as Guardas Municipaisestão muito bem habilitadaspara atuarem no combate à criminalidade.

Os guardas municipais que estiveram no Fórum são das cidades de Americana, Araras, Artur Nogueira, Bebedouro, Campinas, Capivari, Cordeirópolis, Cosmópolis, Guarulhos, Hortolândia, Indaiatuba, Itápolis, Jundiaí, Leme, Lindóia, Louveira, Piracicaba, Porto Feliz, Rio Claro, Santa Bárbara dOeste, Santa Gertrudes, São Paulo, Sorocaba e Vinhedo.

De acordo com o Comandante da Guarda Municipal de Itápolis, Salatiel José da Silva, o Fórum foi muito importante, pois debateu temas ligados ao trabalho da Guarda, reconhecendo o valor dos serviços prestados à população quanto à segurança pública. “Hoje Itápolis pode contar com a atuação de uma Guarda preparada e competente”, finaliza.

Integrantes da Guarda e representante da Prefeitura participam do Fórum

Integrantes das Guardas Municipais de várias cidades participam do evento

Palestrante do 1º Fórum de Segurança Pública

Representantes de Itápolis com os palestrantes do Fórum de Segurança Pública Municipal