24 JUL 2015
GUARDA CIVIL MUNICIPAL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL INTENSIFICA PATRULHAMENTO E PREVINE SOBRE USO DO CEROL

Produtos para confecção da mistura de cerol foram apreendidos pela Guarda em Itápolis

O período de férias escolares traz um problema recorrente, que costuma vitimar motociclistas e ciclistas que circulam principalmente pelas ruas cidade: o uso de cerol em linhas de pipas, uma brincadeira antiga, mas que ainda cativa muitas crianças.

No entanto, sem a supervisão dos pais, a brincadeira deixa de ser inocente e coloca em risco a vida dos condutores de moto que não observam as pipas e podem acabar com ferimentos no pescoço e rosto, já que a linha contém uma mistura de vidro moído, utilizada pelas crianças para cortar a linha das pipas adversárias” em uma competição.

Para ajudar no combate ao cerol, a Guarda Civil Municipal está atuando no patrulhamento intensivo pelas ruas da cidade, o objetivo é conscientizar os jovens dos riscos que estão correndo em manusear a linha cortante e das consequencias para as pessoas que transmitam pelas ruas. Vários produtos para confecção da mistura foram apreendidos pelos guardas que continuarão neste trabalho de prevenção.

“Apesar do trabalho de prevenção e fiscalização, infelizmente, ainda encontramos crianças e adolescentes soltando pipas com cerol e muitas vezes com a presença dos pais”, explica o comandante da Guarda Civil Municipal, José Eduardo Motta.

É preciso muito cuidado com o cerol, pois trata-se de uma mistura de cola e vidro moído usado para cortar a linha de outras pipas. O produto tem efeito cortante e provoca sérios acidentes que podem causar a morte. As principais vítimas do cerol são motociclistas, ciclistas e pedestres.

Recomendações da Guarda CivilMunicipal

- Pipas devem ser empinadas longe da rede elétrica e, de preferência, em espaços abertos como praças, parques e campos de futebol. Isso evita interferências na qualidade do fornecimento de energia elétrica, serviço telefônicos e em antenas;

- A utilização de “rabiolas” deve ser evitada, pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques;

- Utilizar papel alumínio na confecção da pipa é perigoso, já que o contato com os fios provoca curtos-circuitos.

- Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. Subir em telhados ou postes para recuperá-las representa risco de choque, assim como tentar removê-las com canos ou bambus;

- Não é indicado soltar pipas na chuva. Ela funciona como pára-raio, conduzindo energia;

- Linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum porque podem provocar choques elétricos;

- É necessário ter cuidado com ciclistas e motociclistas. Acidentes acontecem porque as linhas não podem ser vistas;

- O uso do cerol é proibido por lei e pode matar.

Guarda Civil Municipal de Itápolis

Avenida Sérgio Abdul Nour nº 1873 – Jardim Morumbi - FAITA.

Telefone: 3263-1395 ou 153 e 199 (Defesa Civil).

Apreensões feitapela Guarda Civil Municipal