25 JUN 2009
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Geração de Emprego e Renda é um desafio para o município
A CME - Comissão Municipal de Emprego e Renda de Itápolis, orgão ligado a SERT - Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, está diante de um desafio; desenvolver um programa de geração de emprego e renda à população de baixa renda do município. Por isso, a CME reuniu-se na tarde do dia 08/06 com representantes do legislativo, da Associação Comercial e Industrial, além dos Sindicatos dos Trabalhadores e Produtores Rurais, dos Servidores Públicos e Patronal, além dos Secretários Municipais das pastas da Educação, Indústria e Comércio, Agricultura, Promoção Social e CRAS. Inicialmente o tema da discussão foi a geração de empregos e renda, onde ficou acertado que o primeiro passo será a realização de um levantamento do mercado de trabalho do município.

Através desta análise, será possível verificar a demanda e a vocação do município e assim traçar um planejamento estratégico de médio a longo prazo para a efetivação do propósito. Independente do Poder Público a CME tem que ser estruturada, ainda assim a parceria com o órgão será fundamental nos debates de políticas públicas para a criação de empregos na cidade.

O propósito do Programa de Geração de Empregos e Renda visa estabelecer parcerias com trabalhador, empregador, instituições, associações, faculdades, ensinos técnicos entre outros para aperfeiçoar o planejamento estratégico. A Comissão terá a participação popular, onde os interessados poderão participar de debates e dos trabalhos a serem desenvolvidos. A CME-Itápolis estará interligada as CMEs de outras cidades do Brasil, assim podendo trocar experiências e analisar projetos bem sucedidos que são referências no Programa de Geração de Emprego e Renda Municipal.