06 DEZ 2017
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
FAMÍLIAS VISITADAS PELO PROGRAMA “CRIANÇA FELIZ” RECEBEM ORIENTAÇÕES EM ITÁPOLIS

Dicas sobre saúde, aspectos cognitivos e socioafetivos são passadas as famílias

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itápolis está trabalhando com o novo programa social do Governo Federal “Criança Feliz”, por meio de visitas as famílias com filhos de até 3 anos ou até 6 anos que recebam o BPC (Benefício Prestação Continuada), levando orientações sobre o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando seu contexto de vida.

Coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, o programa articula ações fundamentadas da Lei nº 13.257/16, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância. O programa fortalece a trajetória brasileira de enfrentamento da pobreza com redução de vulnerabilidades e desigualdades com a inclusão em serviços e programas sociais.

O município de Itápolis aderiu ao programa federal no início de 2017, e, de acordo com o Termo de Aceite, deve acompanhar 100 beneficiários. Seguindo as orientações técnicas, foi instituído o Comitê Gestor formado pela Assistência Social, Educação, Saúde, Tribunal de Justiça, Conselho Tutelar e Cultura. A equipe técnica do Programa é formada por coordenadora, supervisora e quatro visitadores (estagiários de Serviço Social e Psicologia contratados pela Prefeitura Municipal).

“É um ótimo programa educativo que está me ajudando nos cuidados com meu filho, porque a gente aprende muitas coisas e faço com ele as atividades que me ensinam. Eu gosto muito de receber a equipe em minha casa”, contou Raiane Gonçalves mãe de Artur de 10 meses.

A escolha das famílias visitadas foi definida a partir da disponibilização feita pelo Ministério de Desenvolvimento Social, através do CAD Único. Além disso, é necessário receber o Bolsa Família paraparticipar do “Criança Feliz”. Com essa listagem, foi iniciada uma busca ativa convidando as pessoas que participam destes programas sociais, realizando visitas domiciliares e reuniões em grupos. Por meio de visitas semanais, quinzenais ou mensais às famílias participantes, a equipe do “Criança feliz” faz orientações sobre o desenvolvimento nos primeiros anos de vida, realizando atividades e brincadeiras para fortalecer o vínculo entre criança e cuidador.

“As dificuldades encontradas nas famílias são levadas pelos visitadores ao CRAS e Comitê Gestor, que buscam meios de encaminhar as demandas para solucioná-las. Sendo possível, assim, proporcionar um ambiente acolhedor e responsivo às necessidades das crianças. Este conjunto de atenções favorece o fortalecimento de vínculos e a construção de um ambiente positivo para a promoção do desenvolvimento infantil”, explicou a coordenadora do Programa em Itápolis e assistente social Anne Caroline Cogo Semensato.

“Estimular as crianças corretamente desde o início é a melhor maneira de garantir o desenvolvimento infantil integral. Este é um investimento no ser humano, com isso, ganha a sociedade como um todo", pontou o secretário de pasta social.