Com as manifestações atuais, o estoque de combustíveis tem diminuído nos postos da cidade. Com bloqueios de estradas, a paralisação continua minando o abastecimento e causando enormes filas de motoristas, com isso, a escassez tem levado os postos a elevarem seus preços.
Por isso, o Procon (Fundação de Defesa e Proteção ao Consumidor) de Itápolis, a fim de combater essa prática orienta que os consumidores documentem e denunciem os postos que estiverem cobrando preços abusivos através do site ou na unidade do Procon de Itápolis, localizado no Paço Municipal, na Avenida Florêncio Terra, 399 - Centro. É fundamental que, ao realizar a reclamação, o motorista anexe à denúncia a imagem do cupom fiscal ou, na falta dele, o máximo de informações sobre o estabelecimento nome/bandeira, endereço, data de compra e preços praticados (se possível com fotos da bomba e da placa de preços). A partir desses dados, será aberto um procedimento para a apuração, comprovação e possível punição dos infratores. Vale ressaltar que, a denúncia somente será registrada, caso o consumidor apresente as informações.
A “Prática Abusiva” é prevista no Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Seção IV, das Práticas Abusivas, art. 39, inciso X) que trata da elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa. É importante fazer a denúncia para que os agentes do Procon possam atuar e evitar as práticas abusivas.
Imprensa Prefeitura de Itápolis