13 MAI 2010
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
Encerrado o Seminário que contou com a participação de 24 prefeitos

Itápolis sediou o 13º seminário: “Curso de Capacitação dos Interlocutores”, do Projeto Municipal Verde Azul da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Realizado no cine teatro Geraldo Alves dia 23/02, reuniu 24 prefeitos e 48 representantes dos municípios paulistas.

O seminário foi um treinamento para os interlocutores municipais, que serão as pessoas capacitadas que terão a missão de passar as informações sobre o meio ambiente do município para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e também levar ao conhecimento da administração pública municipal e toda a sociedade civil organizada as ações e as 10 diretrizes traçadas pelo programa, promovendo uma análise dos problemas ambientais do município e assim, traçar o plano de serviços e metas para melhorar os índices municipais dentro do programa Municipal Verde Azul.

As diretrizes do programa são: Esgoto Tratado; Lixo Mínimo; Mata Ciliar; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Habitação Sustentável; Uso da Água; Poluição do Ar; Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. As notas para cada item das 10 diretrizes valem de 0 a 10 e todas elas somadas valem 100 pontos e o município que ao final de 1 ano receber acima de 80 pontos ganhará um Certificado (Selo) do Município Verde Azul que servirá para ganhar benefícios perante ao Governo do Estado de São Paulo.

Segundo o Prefeito Municipal este projeto é técnico, mas precisa ter apoio de toda a população para que ele possa ser desenvolvido, pois é responsabilidade de cada cidadão zelar pelo meio ambiente e a Prefeitura Municipal não ficará de fora, não medindo esforços para que o município consiga o Certificado (Selo) de Município Verde Azul.

O evento foi encerrado pelo prefeito municipal de Itápolis com a presença dos 24 prefeitos que compuseram a mesa diretora juntamente com o Chefe de Gabinete e Gerente do Projeto Município Verde Azul, Dr. Ubirajara Guimarães que afirmou estar muito feliz, pois o evento foi um sucesso pelo número de participantes e a organização oferecida pela Prefeitura Municipal de Itápolis.

Após o evento, Dr. Ubirajara Guimarães atendeu individualmente os prefeitos e representantes de cada município, presentes na sala de reuniões da sede da Prefeitura Municipal de Itápolis.

13/05/2010
Encerrado o Seminário que contou com a participação de 24 prefeitos