Um novo programa de educação ambiental foi tema de uma Audiência Pública realizada na noite de quarta-feira (11) na Câmara Municipal. A proposta foi apresentada pelos representantes do Instituto Amazônico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental, que foram contratados pela empresa Norte Brasil, responsável pela implantação da Linha de Transmissão de Energia Elétrica, que passa por Itápolis e interliga Porto Velho a Araraquara.
A implantação do programa é proposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como medida compensatória, em cumprimento às condicionantes das licenças ambientais.
As etapas de elaboração e execução do Programa foram discutidas com vereadores, representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Ambiental e Educação, professores, engenheiros entre outros membros da sociedade civil que compareceram a Audiência e compuseram a formação do Comitê Ambiental.
- Entre as ações propostas que culminarão na elaboração de um Plano de Educação Ambiental, que será desenvolvido em 48 meses, estão:
- Uso consciente da água (aproveitamento das águas da chuvas para reutilização);
- Plantio de mudas de árvores;
- Aproveitamento dos resíduos sólidos (orientação para o correto descarte de resíduos, coleta seletiva, destinação de lixo eletrônico);
- Conservação do uso do solo agrícola;
- Não utilização do fogo no manejo da terra;
- Biodiversidade e Sustentabilidade (suficiência energética e fontes renováveis de energia).
Atualmente, a Secretaria de Educação já desenvolve nas escolas da rede municipal um programa durante todo o ano onde são apresentadas e discutidas com os alunos – desde a educação infantil até o 9º ano – as práticas de hábitos que respeitem o meio ambiente. Dentro deste panorama seria estabelecida uma parceria com o novo programa para incrementar o trabalho já desenvolvido nas escolas, além de estendê-lo para outros grupos sociais, como os idosos, produtores rurais, entidades civis organizadas e a população em geral.
Imprensa Prefeitura de Itápolis