08 MAR 2010
Campanha reuniu mais de 150 doadores de sangue
A Santa Casa de Misericórdia de Itápolis e a UNESP, através da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, realizaram na manhã do dia 06/03, nas dependências do hospital, uma campanha para doação de sangue.

Desde agosto de 2003, por determinação de lei federal do Ministério da Saúde, a coleta de sangue só pode ser feita em hemonúcleos autorizados e não mais nos hospitais como acontecia antes. A medida visa obter maior controle da qualidade do sangue doado, como forma de prevenção a doenças e contaminações em geral. A coleta no município é autorizada a cada três meses, quando profissionais da UNESP se deslocam até a cidade aonde acontecerá a campanha para a doação coletiva.

Munidos de equipamentos específicos para a coleta de sangue, nove enfermeiros e um médico hematologista da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, coordenaram os trabalhos que contou a participação de diversos profissionais da Santa Casa local. Mais de 150 doadores compareceram para fazer doação.

Segundo afirmou o Dr. Reinaldo Bonfat, médico responsável pelo Hemonúcleo Regional de Araraquara, Itápolis destaca-se em número de doadores. Ele também classificou como satisfatória a situação dos bancos de sangues da região, principalmente em Itápolis.

Quando as doações são realizadas em Araraquara, a Santa Casa fornece uma perua para transportar os doadores e a Prefeitura também colabora fornecendo transportes se houver necessidade. O doador tem que ser voluntário e estar gozando de boa saúde, se você pretende ser um deles, informe-se e ajude a salvar vidas. Afinal, não custa nada e você terá muito mais saúde, através de um simples gesto nobre e humano!

08/03/2010
Campanha reuniu mais de 150 doadores de sangue