Neste mês de novembro o Procon de Itápolis orienta os cidadãos a renegociarem suas dívidas pela plataforma ➡️ Consumidor.gov.br ⬅️ acessando o site ou baixando o aplicativo.
🔷A plataforma é um serviço público que possibilita a resolução de problemas diretamente entre o consumidor e a empresa, pela internet, de forma simples, sem a necessidade da instauração de processo administrativo ou judicial.
🔷As empresas interessadas aderem voluntariamente ao Consumidor.gov.br. Atualmente, estão cadastradas empresas de setores como operadoras de telefonia, de internet, transporte aéreo, comércio eletrônico, vestuário, energia, entre outras.
Como aderir à renegociação⤵️
🔷Para solicitar a renegociação de dívidas é preciso acessar o Consumidor.gov.br e fazer o cadastro.
🔷O próximo passo é selecionar uma instituição financeira para formalizar o pedido. Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida".
🔷Já no campo “Descrição da Reclamação”, o consumidor deve informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos.
🔷A instituição financeira tem até 10 dias para apresentar uma resposta. O devedor terá até 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório.
🔷Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.
Fonte: Prefeitura de Itápolis