11 ABR 2012
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
SELO DO MUNICÍPIO VERDE AZUL: CONQUISTA INÉDITA PARA ITÁPOLIS

Pela primeira vez Itápolis conquista o Selo “Município Verde Azul”, concedido pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo Estadual, para as cidades que cumpriram as 10 diretivas, exigidas no “Protocolo de Intenções”. A cerimônia de premiação aconteceu durante o IV Encontro Estadual Programa Município Verde Azul na segunda-feira, 2 de abril, no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário estadual do Meio Ambiente Bruno Covas, de prefeitos e representantes de todos os municípios participantes. As 645 cidades que compõem o estado de São Paulo participaram do projeto ambiental “Município Verde Azul”, lançado em 2007 pelo governo. Desse total apenas 158 cidades foram premiadas com o selo e Itápolis conquistou o 102º lugar, por ter cumprido as metas.

Em 2009, Itápolis ficou com a 387º colocação, com 53,49 pontos, em 2010 esteve em 472º lugar, com 35,88 pontos e na análise do ano de 2011, o município conquistou à evolução da colocação, alcançando a 102ª posição, com 83,50 pontos demonstrando que a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental estão cumprindo as metas ambientais estabelecidas. Com a classificação alcançada no ano passado Itápolis recebeu o prêmio nesse ano.

O governo do Estado considera que as diretivas exigidas às cidades compõem uma gestão ambiental compartilhada que cria uma responsabilidade mútua, estimulando o desenvolvimento da competência gerencial dos municípios que assinaram o “Protocolo de Intenções”. Ao Estado cabe prestar colaboração técnica e treinamento às equipes locais e aos municípios, cumprirem as 10 Diretivas Ambientais que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente avalia ano a ano, segundo critérios específicos as ações necessárias para que o município seja certificado como “Município Verde Azul”. As 10 Diretivas são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho do Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Ambiental do município, o trabalho de monitoramento da estação de tratamento de esgoto, a inspeção do funcionamento de vazadouro do aterro municipal, a criação do CONDEMA – Conselho de Defesa do Meio Ambiente, que trouxe representantes da sociedade para debaterem os temas ambientais, os projetos de arborização urbana e poda correta de árvores. Além do controle da mata ciliar, do desperdício do uso de água e da poluição do ar, por meio da certificação “Frota Legal”, para os veículos a diesel da Prefeitura. Como base para formar uma sociedade mais consciente, a Secretaria promoveu curso de capacitação dos professores da rede municipal de Ensino, para ensinarem os alunos da importância da preservação dos recursos naturais.

É importante, relembra o secretário, conscientizar as pessoas a separarem o lixo orgânico dos recicláveis em suas casas. A Prefeitura estuda a implantação de uma Usina de Triagem e Reciclagem à ser implantada na cidade, um passo a mais, para a adequada destinação dos resíduos urbanos.

A conquista do selo só foi possível, graças os esforços e empenho do Poder Executivo, funcionários e professores da rede municipal. O certificado de “Município Verde Azul”, garante a administração municipal a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e controle da Poluição-FECOP. “Sem dúvida continuaremos trabalhando para no próximo ano alcançarmos uma colocação mais elevada e cuidando do nosso município”, explica o Secretário de Desenvolvimento Ambiental.

Auditório do Palácio dos Bandeirantes lotado pelos representantes dos municípios

Secretários e funcionários da Prefeitura recebem prêmio no Palácio dos Bandeirantes

Governador Geraldo Alckmin discursando durante evento

Secretário Estadual do Meio Ambiente Bruno Covas fala durante a premiação