04 MAR 2011
PREFEITURA INVESTE R$ 1 MILHÃO EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Atendendo as reivindicações da população, a Prefeitura Municipal de Itápolis iniciou um programa pioneiro no município e intensivo de iluminação pública financiado com recursos próprios. O programa de iluminação pública vem proporcionar maior comodidade e segurança pública à população, especialmente aqueles que residem na região periférica da cidade e nos distritos de Tapinas e Nova América. – A Prefeitura contratou a empresa da CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz, para executar a expansão da rede de energia e iluminação pública nos quatro cantos da cidade, bairros rurais, estradas e distritos, visando eliminar os pontos escuros garantindo um melhor patrulhamento em prol a segurança pública.

Este grande desafio também foi encarado pela administração como um compromisso inadiável, tanto que as primeiras ações iniciaram-se nos dois primeiros anos da atual administração. Neste período de 2009 a 2010 foram investidos R$ 600 mil reais em benfeitorias.

Ao final do programa os investimentos em iluminação pública ultrapassarão a cifra de R$ 1 milhão reais financiados com recursos próprios.

OBRAS DE INSTALAÇÃO DE POSTES E BRAÇOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

As obras de melhoria da iluminação pública foram divididas em várias etapas e em dois tipos:

SUBSTITUIÇÃO

As obras de substituição consistem apenas na troca das lâmpadas de vapor de mercúrio (luz branca) de potências de 80 Watts e 125 Watts já existentes por lâmpadas de 100 Watts ou 150 Watts de vapor de sódio ( luz amarela) de maior luminosidade e que atraem menos insetos. São trocadas as lâmpadas e os reatores, permanecendo os mesmos braços de iluminação nos postes.

Foram substituídas as lâmpadas do quadrilátero central, dos bairros adjacentes e dos dois Distritos totalizando 1.333 lâmpadas, restando outras 215 ainda a serem substituídas no início de 2011, totalizando mais de 1.500 lâmpadas e R$ 160.000;00 investidos nesse tipo de melhoria.

INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA E EXTENSÃO DE REDE

As obras de extensão de rede e instalação de iluminação pública consistem em instalar postes, rede elétrica e os braços de iluminação em locais escuros desprovidos desse benefício.

Em alguns locais onde a rede elétrica era muito distante, foi necessário também instalar 2 transformadores de 15 KVA para poder atender a demanda, como no caso da Avenida do Sol no trecho do Jardim Silveira próximo ao cemitério e também na Avenida Luiz Carlos Nigro Mazzo.

Somente no ano de 2010 foram 35 projetos de obras de extensão de rede e instalação de braços de Iluminação Pública que contemplaram vários bairros da sede do município além dos Distritos de Tapinas e Nova América com 251 novos braços com as lâmpadas e 184 postes com rede elétrica. O total do investimento para eliminar os pontos escuros no município em 2010 foi de R$ 272.166,08.

INVESTIMENTOS NA MELHORIA DA ILUMINAÇÃO PARA 2011 e 2012

Já estão orçados mais de 70 projetos para melhoria da iluminação para o ano de 2011. Parte destes projetos já foi paga ainda dentro do orçamento do ano de 2010, para serem iniciados provavelmente em Março de 2011. Outra parte depende de verbas que serão destinadas para esse fim. A estimativa que é que sejam investidos mais de R$ 600.000,00.

Vários bairros que ainda não tinham sido contemplados no ano de 2010 serão beneficiados nos anos de 2011 e 2012. A análise é feito por um Técnico em Eletrotécnica especializado no assunto, que identifica onde existe a deficiência, elabora o projeto e envia ao Prefeito, onde mediante a aprovação deste, encaminha a solicitação da obra à CPFL, que envia o orçamento. O orçamento é analisado, se aprovado, é pago e a CPFL realiza as obras.

Nessa etapa serão contemplados também os bairros rurais como Monjolinho, Vila do Quadro e Vila Alice além da extensão de rede para o cemitério do Distrito de Nova América onde será iluminada a estrada que está passando por obras de pavimentação e também será iluminada a parte interna da Necrópole que nunca teve esse importante benefício. Também o cemitério do Distrito de Tapinas não possui energia elétrica e nem iluminação interna, já foram iniciadas as obras para por fim nessa deficiência. Uma rede elétrica primária de 13.800 Volts com 800 metros de extensão e a instalação de um transformador de 15 kVA foi construída saindo do bairro Jardim Alvorada seguindo paralelo a Vicinal que liga o Distrito de Tapinas a Vila Botelho até a entrada da Necrópole. Em um futuro breve, a Administração colocará em prática um projeto elaborado onde pretende instalar os braços de iluminação nos postes recém colocados transformando assim a Vicinal até o cemitério em uma avenida totalmente iluminada, além da iluminação do pátio e do interior da Necrópole.

Também está em estudo de viabilidade, a iluminação das vicinais de entrada da sede do Município, como por exemplo, Rodovia Theodolinda Benaglia, na saída do Clube de Campo até o Bairro da Baixada, Rodovia Rafael Paloni, da saída do Jardim Iracema até o clube Banespinha, na Vicinal Atílio Malosso, da saída do Jardim Dois Mil até a rotatória da Destilaria Malosso.

Em outra etapa futura, a Prefeitura pretende substituir as lâmpadas de potência consideradas deficientes como as de 70 Watts de sódio por 100 Watts ou por 150 Watts de sódio dependendo da necessidade da via.

A Prefeitura informa ao munícipe, que caso sua rua não esteja relacionada ou se ainda não recebeu as benfeitorias de iluminação pública, favor protocolar um pedido destinado ao Departamento de Engenharia da Prefeitura Municipal de Itápolis aos cuidados do Técnico em Eletroeletrônica Responsável requerendo o benefício.