23 MAR 2012
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
PREFEITURA DE ITÁPOLIS PROMOVE PALESTRA SOBRE IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A Prefeitura de Itápolis e a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental em parceria com a Secretaria de Educação e de Serviços Públicos, realizou uma palestra sobre a importância das árvores e como podá-las, no Teatro Municipal Geraldo Alves, na quinta-feira, dia 1º de março.O palestrante e engenheiro agrônomo José Valter Figueiredo Silva, explicou quais são os benefícios de uma árvore para o meio ambiente e ensinou como deve ser feita a poda correta de cada espécie, respeitando o formato original da árvore.De acordo com José Valter os benefícios de uma árvore são ambientais, econômicos, sociais, culturais, agronômicos e urbanos. O processo de Fotossíntese, que a árvore faz transformando gás carbônico em oxigênio, é essencial para vida humana. Sem contar os outros benefícios, como o fato de uma árvore ajudar a controlar a poluição sonora, reter a poeira do ar e funcionar como um regulador térmico. O engenheiro explicou que uma cidade arborizada consegue reduzir a sensação térmica em até 6%.

A Prefeitura tem feito a sua parte, com a Lei de Arborização Urbana para os novos parcelamentos de solo. Com isso, os novos loteamentos que surgirem no município já estarão adequados para que a cidade se torne mais arborizada. A palestra realizada também é uma iniciativa importante, porque capacita os funcionários públicos na política de preservação do meio ambiente.

O engenheiro agrônomo ressaltou que a participação dos professores municipais de Itápolis nesse processo é essencial, porque serão eles que conscientizaram as futuras gerações da importância de cada árvore para cidade e para a humanidade. E nada melhor que uma criança que cresce sabendo do valor de uma árvore para preservá-la e estimular sua família a cuidar das árvores também.