23 MAR 2012
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
ALUNOS DA ESCOLA TOLEDO COMEMORAM O DIA DA ÁGUA COM VISITA AO POÇO DE RECALQUE DE ÁGUA DA CIDADE

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, cerca de 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, José Toledo de Mendonça, coordenados pela Professora Evandra Sala, visitaram o Poço de Recalque de Água, localizado na Rua Ricieri Antonio Vessoni, administrado pela Autarquia SAAEI - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itápolis, com o objetivo de compreender a importância da economia de água, para que este bem tão precioso para nossa sobrevivência, não falte em nossa cidade. Durante a visita, os alunos da escola municipal puderam observar de onde vem, de que forma chega a água naquele local e como é o processo de cloração e fluoração.

Todos esses procedimentos são importantes para garantir a qualidade da água no que se refere a ausência de microorganismos patogênicos – função do cloro, e a saúde bucal – função do flúor.

Um funcionário do SAAEI foi o monitor da visita, respondendo às várias indagações dos alunos que tiraram muitas dúvidas sobre o tratamento e a correta utilização da água. Os alunos se mostraram muito interessados sobre o assunto, demonstrando que entenderam a importância do tema da visita.

Os estudantes puderam compreender ainda que é naquele local que chega a água captada dos mananciais de uma Chácara da cidade e da Área de Lazer, por gravidade. E a partir daquele ponto a água é direcionada por bombeamento até o Poço Primavera e então distribuída à população de Itápolis. O representante do SAAEI, explicou que a ótima qualidade da água do Município deve-se ao fato de que Itápolis capta água através de poços e de dois mananciais preservados, com muitas minas de água, que são direcionadas para o recalque central da Rua Ricieri Antonio Vessoni.