22 MAR 2013
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA PREFEITO ASSINA ESCRITURAS DE IMÓVEIS ONDE SERÃO CONSTRUÍDAS AS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE TAPINAS E NOVA AMÉRICA

A data 22 de março é marcada como Dia Mundial da Água e, em Itápolis, ela foi comemorada com a assinatura das escrituras dos imóveis onde serão construídas as Estações de Tratamento de Esgoto de Tapinas e Nova América. Depois de 150 anos de história, finalmente, os distritos contarão com esgoto tratado, um verdadeiro presente a população.

A conquista de um recurso de 5 milhões junto ao Governo Estadual é que deu início a esse importante projeto. A Prefeitura buscou a regularização das áreas em cada distrito e, por isso, foram assinadas na manhã desta sexta-feira (22) as escrituras de aquisição de imóveis por desapropriação amigável. Este foi o primeiro passo para que o convênio com o Governo do Estado possa ser assinado, para viabilização da conquista.

O DAEE – Departamento de Águas e Energia do Estado de São Paulo através do Programa Água Limpa, por onde o recurso está sendo liberado é quem realizará o processo licitatório para execução da obra que será contratada pelo Governo Estadual. Portanto, oficializada a parte do município, passarão a transcorrer os trâmites para a futura execução da obra.

22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado pelaONU(Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Um dia destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Um dos fatores que levou a preocupação com a questão da água é que pouca quantidade, cerca de 0,008%, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água, como rios, lagos e represas estão sendo contaminados e poluídos pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Evidentemente, não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nosriose lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Vamos preservar, para não faltar!

Área da futura Estação de Tratamento de Esgoto de Tapinas

Área onde será construída Estação de Tratamento de Nova América