27 ABR 2018
LOMBADA ELETRÔNICA INSTALADA NA AVENIDA FREI PAULO NÃO É RADAR DE FISCALIZAÇÃO

O Departamento Municipal de Trânsito iniciou a instalação de uma lombada eletrônica na Avenida Frei Paulo Luig, no trecho localizado entre a Avenida Júlio Ascânio Mallet e Rua Odoni Bonini, sentido centro-bairro. É importante esclarecer que não se trata de um radar de fiscalização e sim um dispositivo para segurança dos munícipes.

De acordo com o diretor de Trânsito, a função da lombada eletrônica é aferir a velocidade dos veículos que circulam pela avenida, estimulando-os a transitarem em velocidade regulamentada para a via, que é de 40 km/h. “Escolhemos este local para instalação da lombada eletrônica levando em consideração o grande volume de veículos que utilizam a via, o alto índice de acidentes registrados e a constatação do excesso de velocidade. Consideramos, ainda, o fato da avenida ser utilizada não só pelos itapolitanos, como também por pessoas que desviam do pedágio da SP 333, aumentando o trânsito no local”, explica.

Como esta avenida é um importante corredor de interligação da cidade, este equipamento vai monitorar o trânsito, apontando dados específicos da circulação de veículos, quais os horários de tráfego mais intenso e qual a velocidade média. “Sobre os questionamentos em relação à instalação de um radar fixo de fiscalização é importante explicar que os procedimentos necessários devem atender alguns requisitos estabelecidos por resoluções específicas do Código de Trânsito Brasileiro, que começa pelo estudo, sinalização da via, reavaliação e comprovação de que a sinalização não foi satisfatória na redução do registro de acidentes. Só depois de aplicadas estas medidas, a implantação possa ser efetivada”, explicou o diretor de Trânsito.

“O mais importante a ser destacado é a conscientização da importância do trânsito seguro: se o motorista estiver respeitando os limites de velocidade não há com o que se preocupar”, afirma o diretor.