17 SET 2018
ITÁPOLIS TERÁ AÇÕES NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Você sabia que, atualmente, a frota do município de Itápolis é de 33 mil veículos e a população, segundo dados do IBGE, é de 42.547, chegamos, então ao número de 1 veículo para cada 1,3 habitantes. Considerando esses dados, o Departamento Municipal de Trânsito tem procurado promover ações de conscientização para chamar atenção sobre a importância de cada decisão tomada no trânsito, seja como pedestre ou como motorista.

As ações que serão realizadas em parceria com a Polícia Militar, incluindo blitz e orientações nas escolas, acontecem entre os dias 18 e 25 de setembro, período no qual é comemorada a Semana Nacional do Trânsito. A data foi estabelecida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. Essa semana é caracterizada por uma série de eventos e iniciativas educativas promovidas por todos os órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

Em Itápolis, segundo dados do Detran-SP, são registrados muitos acidentes com vítimas, nos cruzamentos da cidade, devido a falta de atenção. “É importante conscientizar a sociedade sobre a importância da direção segura, que é fruto das escolhas que os motoristas fazem ao dirigir. Os acidentes de trânsito não decorrem do acaso e, sim, das decisões que os condutores tomam a cada momento. Os indicadores apontam que 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas, como imperícia, imprudência e desatenção”, explicou o diretor de Trânsito.

A Administração Municipal, atenta a essas questões, tem buscado meios de custear a revitalização e melhoria da sinalização de trânsito do município, e, para isso, assinou, recentemente, com o Detran-SP um protocolo de intenção para efetivar um convênio direcionado à aplicação de medidas que reduzam os acidentes. “O Departamento de Trânsito está trabalhando para atender as exigências desse convênio, inclusive, a prefeitura contratou o serviço de um engenheiro, com especialização em trânsito, que indicará as mudanças necessárias para melhorarmos o tráfego de Itápolis. Dada a complexidade do trânsito da Avenida José de Barros Ribeiro, estamos direcionando os esforços deste novo projeto de sinalização, especialmente, para esta via”, disse o prefeito.