19 OUT 2017
ITÁPOLIS: 155 ANOS DE UMA HISTÓRIA DE TRABALHADO E GARRA DE SEU POVO

Localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, Itápolis está situada em um raio de 100 km das principais cidades do interior paulista: Ribeirão Preto, Araraquara, São José do Rio Preto e Bauru. O Município, segundo estimativa do IBGE/2017 registra 42.747 habitantes. Itápolis possui dois distritos: Nova América e Tapinas e seu nome deriva de Ita: pedra e Polis: cidades, sendo assim a Cidade das Pedras. Fundada por Pedro Alves de Oliveira em 20 de Outubro de 1862, com a doação de 110 alqueires, o território da cidade de Itápolis é conhecido desde 1723, quando estiveram Sebastião Sutil de Oliveira e o Padre Frutuoso da Conceição, a procura de ouro, nas imediações de Araraquara. Em 02 de maio de 1856, aconteceu a compra da Fazenda Boa Vista, que mais tarde se tornaria o município de Itápolis.

Nossa cidade é privilegiada pela qualidade de sua água, contando com 100% do abastecimento subterrâneo e conta, ainda, com uma rede de distribuição de Gás Natural Comprimido (GNC), que é um importante fator para o desenvolvimento industrial.

Referência nacional no setor da aviação civil, o município possui um dos melhores Aeroclubes do país e uma das maiores escolas de formação de pilotos da América Latina. Este fator foi identificado como uma vocação turística do município, que pode ser um importante mecanismo para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade. Para efetivar este propósito, a Administração Municipal apresentou o Plano de Turismo na Assembleia Legislativa para pleitear o Selo de Município de Interesse Turístico, como capital da Aviação Civil e, assim, conquistar recursos na casa dos R$ 500 mil.

O setor industrial da cidade se destaca no ramo alimentício e de confecção, entre outros negócios que impulsionam a economia local. A multinacional Syngenta integra este setor, projetando a cidade no cenário nacional. A gestão municipal vem trabalhando para atrair novos negócios, sem deixar de valorizar os empreendedores locais, promovendo a regularização dos terrenos dos distritos industriais e já projetando uma nova área industrial para sediar o empreendedorismo.

A economia de Itápolis tem sua base sustentada na agricultura, com a produção de cana-de-açúcar, milho, soja, sorgo, limão, laranja, além da produção de legumes, com destaque para o pimentão - inclusive promovendo por 2 anos consecutivos a Festa do Pimentão. Possuindo mais de duas mil pequenas propriedades rurais, espalhadas pelos 996 Km² de sua extensão territorial, Itápolis tem cerca de 70% das propriedades agrícolas do município com até 50 hectares, formando uma espécie de reforma agrária natural.

Visitando Itápolis, é possível desfrutar das belezas naturais da zona rural, como o Salto da Onça, Paredão, Cachoeira do Matãozinho e os Orquidários, de onde não se pode sair sem adquirir uma bela espécie da flor. O município tem uma forte tradição em realizar festas nos mais de 40 bairros rurais, unindo gastronomia e apresentações artísticas, para agitar os finais de semana.

A cidade também é famosa por ser considerada, como o lugar onde é fabricado um dos melhores sorvetes artesanais do país, já tendo “exportado” dezenas de famílias de sorveteiros para outros municípios. Quem visita Itápolis não pode sair da cidade sem apreciar os diversos sabores de sorvete aqui fabricados.

Em Itápolis, além de saborear um delicioso sorvete, é destino obrigatório conhecer a igreja matriz do Divino Espírito Santo, com 115 anos, que concentra uma arquitetura misturando o estilo gótico e romano e abrigando um órgão centenário. A passagem pelo Parque Ecológico “Boa Vista” e pelo Aeroclube de Itápolis - onde se pode conhecer o mundo da aviação - são outras dicas de passeio. O Aeroclube é também palco dos eventos: Encontro de Carros Antigos, Campeonato de Acrobacias e Airshow. Neste ano de 2017, com apoio da Prefeitura Municipal, Itápolis passou a ter uma Orquestra Filarmônica de Câmara, valorizando os talentos locais.

A gestão municipal tem trabalho firme para resolver os problemas do município, valorizando suas potencialidades para efetivar seu desenvolvimento. “Assumimos com muitos problemas, que estamos resolvendo com muito empenho. Para enfrentar a falta de recursos próprios e realizar novos investimentos, temos buscado verbas junto aos governos estaduais e federais. Nosso objetivo é transformar Itápolis, retomando o crescimento”, explicou o prefeito.

Neste 20 de outubro, a Prefeitura Municipal parabeniza cada itapolitano nascido na cidade ou que tenha adotado o município como sua “terra”, que aqui tem ajudado a construir dia a dia a história da cidade. Povo trabalhador e acolhedor que sempre está de braços abertos para receber a todos. Parabéns Itapolitanos!