Tiveram início as obras de melhorias e recuperação de várias estradas vicinais do município de Itápolis e outras também serão beneficiadas em curto espaço de tempo. Aproveitando o Programa "Pró-Vicinais" do governo estadual, que prioriza investimentos diretos...
para a malha viária, o Prefeito iniciou uma peregrinação junto à Secretaria Estadual de Transportes e ao governador José Serra, para pedir a inclusão de várias estradas vicinais no Programa. As tentativas não foram em vão, com o respaldo de Evandro Luis Losacco, que é o Coordenador das Estradas Vicinais do Estado de São Paulo, as reivindicações do prefeito foram aprovadas.
A vicinal SP 333 Monjolinho/Tapinas, com aproximadamente 16 Km de extensão é a primeira estrada que está passando por recuperação do pavimento e outras melhorias. As obras estão bem adiantadas e atendem os critérios de qualidade estabelecidos pelo Governo Paulista, sendo uma das principais exigências que a camada de massa asfáltica do recapeamento tenha 3,5 centímetros de espessura.
Vicinal SP 333 Monjolinho/Tapinas
Na vicinal Teodolinda Benaglia, também conhecida por Via Clube de Campo/Nova América, com extensão de 13 Km, os primeiros trabalhos estão sendo executados com a eliminação dos buracos, na seqüência serão eliminados os desníveis da pista e finalmente a restauração final. Também a vicinal Ernesto Branco Peres ou Itápolis/Bairro do Quadro, os trabalhos preliminares foram iniciados e os 23,6 Km da estrada serão recapeados.
Vicinal Teodolinda Benaglia (Clube de Campo/Nova América)
O trecho entre a divisa do Bairro da Cachoeirinha (antiga pedreira) e a vicinal Itápolis/Bairro do Quadro, com extensão de 2,3 Km, o prefeito conseguiu a aprovação de recursos junto ao governo estadual para realizar a pavimentação da estrada. A vicinal Tapinas/Bairro das Antas/Bairro do São João/SP 333, com extensão aproximada de 18 Km, está na relação de vicinais que serão recapeadas.
Vicinal Tapinas/Bairro das Antas/Bairro do São João/SP 333
Com 5 Km de extenção, a via de acesso SP 333 (viaduto da Stella D'oro) até a entrada da cidade (antiga Antarctica), já foi totalmente recuperada. O trevo de acesso a Ibitinga (trevo da Galeria/Lutaif), responsável por inúmeros acidentes com várias vítimas fatais em razão da falta de planejamento e recuperação adequada por parte do órgão competente, teve a pista elevada, recapeada e as faixas de acostamento receberam sinalização de solo e placas. Na extensão de toda a estrada, a maioria das placas de sinalização foram substituídas por novas e a pista devidamente demarcada para oferecer maior segurança aos motoristas. Já a estrada vicinal Itápolis/Bairro da Roseira, com extensão de 11 Km, está passando por melhorias através do Programa "Melhor Caminho", também do governo estadual. Este programa propõe benefícios que vão do alargamento da estrada, compactação do solo, curvas de níveis, até a construção de bacias para a captação de enxurradas, procedimento que tem a vantagem de evitar a erosão do leito da estrada, permitindo que o lençol freático seja abastecido com a água armazenada.
Via de acesso SP 333 (viaduto da Stella D'oro) até a entrada da cidade (antiga Antarctica)
Trevo de Acesso a Ibitinga (trevo da Galeria/Lutaif)
Vicinal Itápolis/Bairro da Roseira
O Prefeito continua pleiteando novas conquistas junto ao governo José Serra, principalmente na área de pavimentação e recapeamento de estradas estaduais e intermunicipais que estão danificadas e comprometidas por falta de manutenção e que depende dos recursos do Estado e até Federal.