05 NOV 2010
OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
ESTRADA VICINAL INTRANSITÁVEL ESTÁ SENDO RECUPERADA

Com extensão territorial próxima a mil quilômetros quadrados o município de Itápolis também é recordista no número de estradas que, somadas ultrapassam 1.200 quilômetros, sem contar as estaduais. E a manutenção das vias pavimentadas ou não, é um desafio que o Chefe do Executivo vem colocando na lista de prioridades do seu governo, pelo fato do município ter sua economia alicerçada na produção rural.

Esta semana duas estradas vicinais terão os trabalhos de melhorias concluídos. A primeira é a vicinal de acesso ao Bairro da Roseira que em um dos trechos de sua extensão, a estrada ficou comprometida com a erosão provocada por enxurradas. Os trabalhos de melhorias exigiram a derrubada de barrancos de até três metros de altura e o aterramento do leito carroçável, com drenagens nas laterais.

A segunda estrada, a IPS 441 – antiga Boiadeira que ligava Itápolis ao Distrito de Nova América, paralela a Via Teodolinda Benaglia, entre as propriedades rurais das famílias Venturini e Parma, numa extensão de dois quilômetros, um minucioso trabalho foi desenvolvido para recuperar a estrada que estava intransitável.

Principal via de acesso a uma série de propriedades rurais daquele setor, a IPS 441, teve uma parte do seu curso desviada para dentro de áreas particulares devido a degradação resultante da erosão. Quando chovia, dificilmente os moradores da localidade se arriscavam a transitar pela estrada.

As obras de recuperação de ambas as estradas foram realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e pelo Consórcio TIBITAN, integrado pela cidade de Taquaritinga, Ibitinga, Itápolis, Tabatinga e Novo Horizonte. O consórcio é mantido pelos cinco municípios que, pagam mensalmente parcelas correspondentes a manutenção e consertos de máquinas, além de refeições e salários aos operários, o combustível fica a cargo da Prefeitura.

Trecho da estrada desviado para dentro de propriedade particular

Cinco máquinas trabalham na recuperação da estrada

Máquina quebra barranco para aterramento do leito da estrada

Operários trabalham na nivelação da estrada