22 FEV 2011
CADASTRO DE IMÓVEIS ESTÁ SENDO ATUALIZADO PELA PREFEITURA

A Prefeitura, através do Setor de Cadastro, contando com moderno sistema de geoprocessamento, está atualizando o cadastro de imóveis do município.

O Departamento responsável informa que a atualização ocorrerá em todo o município e distritos, tendo como objetivo principal o levantamento de todos imóveis urbanos, sendo de grande importância, pois constatará o crescimento e expansão urbana, antes nunca efetuado pela administração, informando os contribuintes da atualização através de comunicados encaminhados às residências.

Salienta ainda que qualquer tipo de esclarecimento poderá ser feito junto a sede da prefeitura, no Setor de Cadastro juntamente com o Departamento de Tributação, de segunda a sexta, das 08:00 às 17:00 horas ou pelo telefone (16)3263-8001.

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

PREFEITURA DE ITÁPOLIS ESTÁ ATUALIZANDO O CADASTRO IMOBILIÁRIO

A Prefeitura, começou a implantar em dezembro do ano passado o PMCIM - Programa de Modernização do Cadastro Imobiliário Municipal. O programa é uma das prioridades do Prefeito Mazinho que necessita de informações atualizadas para gerir a Prefeitura. O setor do cadastro imobiliário atualmente opera com sistema informatizado que realiza apenas as tarefas operacionais e gerenciais da base tabular do cadastro.

Ainda não há um mapa digital fiscal das economias do IPTU, nem mesmo de geoprocessamento e a atualização dos fatos geradores do IPTU não é realizada há muito tempo. Este programa prevê a realização do projeto completo que engloba o geoprocessamento, incluindo:

1 Levantamento aerofotográfico em altíssima resolução

2 Levantamento fotográfico frontal dos imóveis

3 Digitalização e retificação das plantas quadras

4 Vetorização e codificação do mapa urbano fiscal

5 Medição de área construída

6 Atualização do padrão imobiliário

7 Instalação do sistema de informações geográficas

8 Treinamento e assessoria em geoprocessamento até dezembro de 2012

Os resultados parciais mostram que aproximadamente 40% dos imóveis já georrefenciados apresentaram divergências entre a área construída declarada e a constatada no levantamento, e ainda verificou-se que 5,7 % dos imóveis eram terrenos e agora possuem edificações.

A expectativa da Prefeitura já para este ano, é que ocorra uma recuperação de lançamento de IPTU de aproximadamente 30%, com cerca de 5.400 contribuintes que serão notificados nos próximos meses, sobre a divergência de lançamento. A recuperação do IPTU deverá ser bastante significativa, o que auxiliará na arrecadação do município em relação aos anos anteriores.

Clique aqui e confira a evolução do Mapa Urbano Básico