30 SET 2011
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL ESTÁ PREPARANDO PLANO DE ARBORIZAÇÃO

Respirar ar puro, encontrar sombra para caminhar pela calçada e ter uma absorção adequada das águas da chuva, são alguns dos motivos da importância de um projeto de arborização para uma cidade. Por isso a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental está realizando um Inventário Arbóreo, que pretende catalogar as espécies de árvores plantadas em Itápolis, reconhecer os locais onde há ausência delas e a partir disso desenvolver um plano de arborização urbana.

A Prefeitura esta comprometida desde 2009 com o Protocolo Município Verde Azul, que é um programa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tendo como meta a realização de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A preparação do plano de arborização está sendo feito com base nas necessidades indispensáveis da existência de uma árvore para o nosso dia-a-dia, como a contribuição para umidade do ambiente, controle da temperatura, diminuição da erosão e melhor absorção da água da chuva para o solo. Além disso, foram identificadas as espécies de árvores mais comuns em Itápolis, oitis, mangubas e sete copas e também os locais que têm mais ausência de árvores. A partir desse diagnóstico será traçado o programa de arborização.

A Secretaria já vem estabelecendo um diálogo com engenheiros e arquitetos para conscientizar a população, que em suas construções e reformas, já incluam o modelo de calçada ecológica, plantando árvores, que podem ser adquiridas no próprio viveiro municipal gratuitamente. Existe também uma lei municipal que exige dos novos loteamentos, projetos de arborização urbana.

E para projetar um futuro mais verde é feito um trabalho desenvolvido pela secretaria de Educação com os professores da rede municipal, para que alertem as crianças da importância das árvores, criando assim uma consciência ecológica, visando qualidade de vida e sustentabilidade para o município.

Uma das árvores catalogadas pelo inventário arbóreo