06 JUL 2012
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL REALIZA INSPEÇÃO VEICULAR DE FUMAÇA PRETA

A frota de veículos e máquinas a diesel da Prefeitura Municipal de Itápolis passou por inspeção do controle de fumaça preta, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, que certifica os veículos que não estiverem emitindo gás poluente, através de um adesivo “veículo inspecionado”. Durante essa inspeção, os motores dos veículos permanecem ligados, acelerando por 1 minuto, nesse tempo, a fumaça que é emitida passa por uma inspeção de medição colorimétrica de densidade da fumaça, constituída de seis padrões com variações uniformes de tonalidade entre o branco e o preto da Escala Gráfica de Ringelmann. Quando o resultado fica próximo da cor mais preta é sinal que o veículo não está adequado.

Os veículos ou máquinas que apresentaram emissão de fumaça em desconformidade com os padrões legais são encaminhados para a manutenção e regulagem necessárias. As inspeções ocorrem a cada semestre e pretendem evitar a poluição do ar no município.

Os veículos do SAAEI e os terceirizados que prestam serviço para a Prefeitura, como os ônibus circulares, também passam por essa inspeção. O controle da emissão de fumaça preta dos veículos em circulação atende a Legislação Ambiental em vigor, em especial à Lei Municipal nº 2816/2011, regulamentada pelo Decreto nº 4123/2011.

A inspeção de fumaça preta atende ainda ao protocolo firmado entre o município de Itápolis e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Programa Município Verde Azul.

Os índices averiguados pela inspeção servem também para a instituição do Índice de Avaliação Ambiental (IAA). Esse índice é representado pela soma dos valores obtidos com a aplicação do Indicador de Atendimento das Diretivas Ambientais e do Indicador de Pró-atividade dos municípios. Cumprindo assim, uma das normas estabelecidas no protocolo anteriormente citado, que prevê as práticas ambientais, por meio de 10 diretivas básicas, nas quais os municípios se comprometem em executar uma gestão compartilhada com o Estado.

Selo emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Social aos veículos vistoriados

Ônibus que presta serviço de transporte municipal vistoriado

Selo de Veículo inspecionado pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental

Tabela de avaliação da fumaça emitida pelo ônibus