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ABR
04
04 ABR 2011
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
SEBRAE-SP REALIZA CIRCUITO DE NEGÓCIOS EM ITÁPOLIS
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“Como Vender Mais e Melhor” foi o tema do encontro empresarial realizado na noite desta quinta-feira, 31 de março, em Itápolis. O evento faz parte do Projeto Circuito de Negócios, promovido pelo Sebrae-SP e que leva para todos os cantos do estado de São Paulo, discussões sobre temas de gestão das micro e pequenas empresas.

120 empresários participaram da discussão, que aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial. “Foi uma satisfação muito grande para nós termos a casa cheia. Significa que os empresários estão em busca de soluções e estão interessados em debaterem alguns tópicos que fazem parte da gestão comum de qualquer empresa”, avaliou Fábio Bonassi, gerente do escritório Centro Paulista do Sebrae-SP

“Temos muito apoio do Sebrae-SP na nossa cidade e esperamos que o trabalho seja mais próximo, para que possamos desenvolver outras ações em conjunto”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, que esteve no evento representando o prefeito municipal.

“Itápolis conta com um Posto de Atendimento ao Empreendedor que está à disposição para atender empresários de qualquer ramo. Não admitimos a perda de um serviço tão importante e por isso, apoiamos esse projeto”, disse o presidente da ACE, ao dar boas vindas aos participantes.

O palestrante da noite foi José Carmo Vieira de Oliveira, consultor do Sebrae-SP, que fez questão de enfatizar o papel do cliente para qualquer tipo de empresa e a importância de se conhecer como ele se comporta no momento da compra, quais os produtos mais acessados e procurados na empresa e quais são suas reais necessidades. “Um empresário que não tem um banco de dados ou que tem, mas não sabe analisá-lo, começa o mês na empresa com um faturamento 35% menor”, disse o palestrante.

“As pessoas no interior são muito desconfiadas e não gostam de relacionamentos muito próximos. Eu mantenho um banco de dados de dois mil clientes pelo Facebook, em que tenho facilidade de analisar o comportamento das pessoas, pelas fotos consigo ver o tipo de roupas e acessórios que usam e assim, posso oferecer uma coleção que agrade a maioria deles”, disse Carlos Eduardo Rodrigues, empresário do ramo de confecções, que participou do debate.

“Por atuar na área da saúde, tenho que ter um cadastro rigoroso de clientes, para montar um estoque eficiente. O banco de dados é fundamental e pedimos sempre que os clientes os mantenham atualizados. Uma das ferramentas que utilizamos é o cartão fidelidade, que na verdade, damos descontos em troca dos dados”, disse José Luiz Avanzi, empresário do ramo farmacêutico.

Ao final do debate, os empresários participaram do "Café com Negócios", espaço onde tiveram a oportunidade de criar novas redes de contatos para futuras parcerias e novas relações de negócios.

Fonte: Assessoria Andreoli MSL Brasil a serviço do Sebrae-SP





Evento do Sebrae-SP auxilia e orienta empresários de todos os ramos





Palestra interativa com participação direta dos empresários





"Café com Negócios" servido aos participantes após o evento

No dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor em homenagem ao Presidente Norte Americano John F. Kenedy, que em 1.962, enviou ao Congresso uma mensagem na qual defendia os direitos dos consumidores, dentre estes o direito à informação, segurança, à escolha e o direito de ser ouvido.

Porque é importante tal data para os consumidores?

Todo o ser humano é um consumidor. As pessoas comem, vestem-se, divertem-se; compram imóveis, móveis, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos, utilizam serviços e outros.

Consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, ou qualquer outra entidade) que adquire produtos ou serviços para uso próprio.

Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica que produzem ou vendem produtos ou serviços e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com preço justo e que atenda sua finalidade, não enganado o consumidor.

O direito do consumidor é garantido pela Lei 8.078/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor. A importância dessa legislação é o estabelecimento dos direitos dos consumidores a fim de evitar prejuízos e constrangimentos, melhorando o mercado de consumo e estimulando o controle na qualidade dos produtos.

Para que todos consigam defender e exigir seus direitos é fundamental atenção e sempre estar atento. È dever do consumidor exigir seus direitos junto ao fornecedor. São através dessas atitudes que você estará exercendo seu papel de cidadão ao defender seus direitos e contribuirá para melhorar o nível de vida de todos os consumidores.

Conhecendo seus direitos se o fornecedor não solucionar o problema procure o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor.

Neste dia especial para os consumidores o Procon Municipal de Itápolis-SP estará à disposição para quaisquer esclarecimentos e distribuirá material informativo e o Código de Defesa do Consumidor aos consumidores que comparecerem no Órgão localizado na no prédio da Prefeitura Municipal, Avenida Florêncio Terra, 399, centro de Itápolis-SP, Telefone: 016-3263-8038.

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