07 NOV 2018
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
QUANTIDADE EXCESSIVA DE LIXO JOGADO EM ÁREA PÚBLICA PROPICIA SURGIMENTO DE ESCORPIÕES

Representantes do Controle de Vetores e da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental estiveram na Área Pública do Jardim Silveira, na tarde de segunda-feira (5/11), para verificar o aparecimento de escorpiões. No local que é atendido pela equipe da prefeitura, de acordo com o cronograma da pasta ambiental, foi constatado que ocorre um descarte, recorrente, de lixo doméstico e volumosos (móveis velhos entre outros).

“Estamos preocupados com a atitude errada de algumas pessoas, que não entendem que jogar lixo em local inadequado como áreas públicas, praças e terrenos baldios, prejudica a si próprio, seus familiares, amigos e a toda população”, pontuou a supervisora do Controle de Vetores, Bruna Scaramuzza. Outro fato destacado como alarmante, pela supervisora é que, recentemente, foi realizado o Projeto Cidade Limpa – passando para recolher volumosos – e mesmo assim há uma grande quantidade no local visitado, onde foi apontada a existência de um número expressivo de escorpiões.

“Em visita ao Jardim Silveira, conversamos com moradores que disseram haver cidadãos saindo de seus bairros para jogar lixo ali e que não descartam que alguns moradores do próprio bairro também o façam. O que chama atenção é a grande quantidade de lixo jogado, mesmo existindo placas indicando que é proibido colocar lixo neste lugar. Com isso, o local acaba servindo de abrigo para o escorpião e criadouro do mosquito Aedes aegypti”, lembrou a supervisora do Controle de Vetores.

“A parte da prefeitura, mais uma vez será feita, além da roçagem do mato e poda das árvores, será recolhido o lixo doméstico, restos de construção e móveis. Porém, é necessário que todos se conscientizem e não joguem mais lixo em área pública. Temos o roteiro de coleta do lixo e de volumosos, se houver dúvidas é só ligar na Secretaria de Serviços Públicos (3273-9080) ou Desenvolvimento Ambiental (3263-0563) para verificar quando passa em sua rua”, disse a adjunta da pasta ambiental.

Seguindo o cronograma já estabelecido, anteriormente, pela equipe do Controle de Vetores, o Programa de Combate ao Escorpião chega, nos próximos dias, ao Jardim Silveira com a dedetização da rede de esgoto, tendo a finalidade de eliminar baratas e controlar o aparecimento do escorpião, mas é importante ressaltar que manter a limpeza é indispensável! A orientação do Controle de Vetores é para que os moradores mantenham os ralos de suas residências tampados e as frestas das portas vedadas.

“Pedimos a colaboração da população, para manter limpas as áreas públicas e caso vejam alguém jogando lixo fotografe e denuncie no 156”, concluiu a supervisora.

07/11/2018