03 MAR 2011
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
PROJETOS DO EXECUTIVO SOBRE MEIO AMBIENTE FORAM APROVADOS NA CÂMARA

Uma série de sete projetos do Poder Executivo que trata das questões ambientais no município foi homologada por unanimidade pela Câmara Municipal. Objetivando estabelecer critérios de preservação ao meio ambiente, o Chefe do Executivo encaminhou ao Legislativo projetos voltados a esta questão, sendo o de proteção de mananciais, arborização e educação ambiental, os maiores destaques.

O primeiro tema determina que os empreendedores responsáveis por novos loteamentos no município terão que apresentar projeto de arborização. O Vereador Marcos Venturini apresentou uma emenda a este tema, ampliando para 10 e não dois anos como previa o projeto original, como prazo mínimo em que o responsável deverá realizar a manutenção da vegetação prevista no projeto. O tema sobre proteção aos mananciais de abastecimento público, com a nova lei, o município declara a água para abastecimento público como ação prioritária de preservação.

O tema educação ambiental deverá fazer parte dos currículos dos ensinos formais das escolas públicas e particulares de forma que se tornem ações de educação que possam influenciar a sociedade. O projeto sobre o sistema integrado de gerenciamento de recursos hídricos, determina que os proprietários de imóveis urbanos e rurais deverão manter as divisas com vias públicas limpas, evitando a obstrução da drenagem e escoamento de águas pluviais. O texto proíbe também intervenção no curso natural das águas fluviais sem as respectivas licenças ambientais.

A matéria de número cinco determina que toda madeira usada em serviços financiados com dinheiro público deverá ter certificação ambiental. O penúltimo projeto obriga todos os veículos e máquinas a diesel da Prefeitura ou de prestadores de serviços a se submeterem a inspeção veicular. Os que apresentarem emissão de fumaça em desconformidade com os padrões legais deverão ser retirados de circulação e uso até a devida manutenção. Já o sétimo projeto fixa o calendário ecológico, com as datas comemorativas ambientais.

Prefeitura se preocupa com a conservação dos mananciais

Novos loteamentos devem ter projetos de arborização

Madeira utilizada pela prefeitura terá que ser certificada