01 FEV 2013
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
PROGRAMA MUNICIPAL “AMIGO DAS NASCENTES”

Prefeitura lança programa para estimular a preservação das nascentes de rios do município

A Prefeitura de Itápolis lançou o programa municipal “Amigo das Nascentes”, que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade das águas e assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos por meio da mobilização da sociedade civil para o cuidado e a conservação das nascentes e áreas de cabeceiras em território municipal, fora do perímetro urbano.Entende-se por nascente toda a área compreendida a um raio de 50 metros do ponto de afloramento do lençol freático (olho d´agua).

Proteger as nascentes e olhos d’água do município gera um equilíbrio natural da vida aquática, evitando a degradação, a poluição e a agressão contra áreas ambientalmente sensíveis e vulneráveis. Assegurando assim a atual e as futuras gerações a disponibilidade de águas em padrões de qualidade adequados para o uso.

O projeto “Amigo das Nascentes” pretende estimular a participação da sociedade civil na gestão dos recursos hídricos buscando desenvolver uma cultura de cuidado com a água. Envolvendo a iniciativa privada, proprietários de terras, organizações civis e comunidades locais no planejamento, implantação e gestão de ações de proteção, preservação, conservação e recuperação ambiental de nascentes e olhos d’água. Juntos, unindo iniciativas e ações, poderemos colaborar com a preservação da natureza.