23 NOV 2012
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
POLÍTICA MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS É DEBATIDA EM ITÁPOLIS

Uma palestra realizada na tarde desta quinta-feira (22) na Câmara Municipal de Itápolis discutiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos para o município. A reunião foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, Prefeitura Municipal de Itápolis e COMDEMA – Conselho de Defesa do Meio Ambiente. Com o tema “Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos do Município de Itápolis: importância, entraves e desafios”, o palestrante José Walter Figueiredo Silva, expôs as necessidades da cidade. Walter trouxe sua experiência como Engenheiro Agrônomo, Pós-Graduado em Gerência de Cidades, Ex-Secretário do Meio Ambiente de Ribeirão Preto/SP e Gerente do projeto “Município Verde/Azul do Governo do Estado de São Paulo” na gestão José Serra, para indicar soluções para Itápolis.

Foi apontada a importância da implementação de mecanismos de controle e fiscalização da destinação dos resíduos sólidos, que são os lixos produzidos na cidade. Atualmente, Itápolis conta com 53 bairros, divididos em 7 setores, por onde 5 caminhões passam fazendo a coleta de lixo. O Plano prevê ainda a continuidade dos programas de Educação Ambiental, para ensinar as crianças a importância de preservar o meio-ambiente, além da criação de métodos de educação para a sociedade em geral, antes mesmo de chegar à reciclagem do lixo. União dos municípios da região para que cada um fique responsável pela destinação de determinado tipo de lixo. Criar cooperativas e associações voltadas à reciclagem. Estruturação e implementação de sistemas de logística, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e a implantação de Coleta Seletiva.

Essas medidas foram debatidas e aprovadas pelo público presente na reunião sobre o Plano de Resíduos Sólidos que será finalizado e encaminhado para analise e aprovação da Câmara Municipal e do Chefe do Executivo.

A participação popular foi de grande importância para a discussão das propostas

Palestrante José Walter Figueiredo Silva, Engenheiro Agrônomo

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental com o palestrante