06 JUL 2012
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
PALESTRA DISCUTE A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO

Uma palestra realizada na Câmara Municipal de Itápolis na quarta-feira, dia 04/07, discutiu o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. A reunião foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental que trouxe o Engenheiro Agrônomo José Walter Figueiredo Silva, Pós Graduado em Gerência de Cidades e Ex Secretário do Meio Ambiente de Ribeirão Preto. José Walter trabalhou ainda como gerente do Projeto “Município Verde/Azul do Governo do Estado de São Paulo”. Com a experiência do engenheiro, novas orientações foram apresentadas para o município no intuito de se organizar em relação à destinação dos resíduos sólidos.

Estiveram presentes na reunião, representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Ambiental, Social e Econômico, da Educação, Saúde, Serviços Públicos, Vereadores e da comunidade. A partir dessa palestra, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental pretende dar continuidade à elaboração do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Itápolis.

Os resíduos sólidos são partes do lixo que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumo, como computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, e restos da construção civil e das próprias residências. Trata-se do lixo que cada um de nós produzimos e que precisa ser destinado de maneira correta, para não poluir o meio ambiente.

Durante a palestra foram propostas medidas a serem aplicadas na gestão dos resíduos sólidos, programas de educação ambiental, para conscientizar as novas gerações, redução, reutilização e reciclagem.

Representantes de vários setores estiveram presentes na palestra

Palestrante José Walter que atua há muitos anos na política do Meio Ambiente

Engenheiro Agronômo apresentando as alternativas para a destinação dos resíduos sólidos