30 NOV 2012
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
LICENÇAS DAS LAGOAS DE TRATAMENTO DE ITÁPOLIS SÃO RENOVADAS PELA CETESB

O SAAEI – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itápolis conquistou a renovação da Licença de Operação da CETESB para continuar realizando o trabalho de monitoramento das Lagoas de Tratamento de Efluentes do município, que será válida até outubro de 2017.Itápolis possui 3 Lagoas de Tratamento que tem a função de minimizar a carga orgânica existente na água bruta que é coletada por meio de emissários de esgoto localizados na zona urbana do município.

A água que sai das Lagoas já são constantemente monitoradas, através de análises laboratoriais, para que se tenha a certeza de que o seu lançamento não afetará a qualidade da água no rio São Lourenço, onde é depositada.

O tratamento realizado nas Lagoas é dividido em três etapas, entre as quais estão o Tratamento Preliminar, composto por unidades de gradeamento (tendo uma grade de barras de aço com espaçamento de 1” e inclinação 45º), caixas de areia (dois módulos de 1,30x9,00m cada,) e calha Parshall (largura da garganta de 9”). Após este tratamento é realizado o recalque do esgoto através de uma elevatória de esgoto.

Em seguida vem a parte da Lagoa Anaeróbia, trata-se de uma lagoa com profundidade de 4,00m e volume de 36.000m³, com duas saídas afogadas abaixo do nível da água (20cm) através de curva de 90º, visando reter o material flutuante. A cada cinco anos há necessidade de se remover o lodo acumulado. Por fim existe o processo das Lagoas Facultativas, que são duas lagoas em série, sendo a primeira com volume de 42.811 m³ e a segunda 51.718m³, ambas com profundidade de 1,40m, onde o esgoto é tratado pelo tempo médio de 10 dias de detenção hidráulica. Tudo é realizado dentro das normas, para que o esgoto esteja adequadamente tratado.

Desde o ano de 2002 a cidade possui esse tipo de tratamento de esgoto e a cada cinco anos a Licença tem que ser renovada. A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental da Prefeitura Municipal sempre acompanha o trabalho realizado nas Lagoas de Tratamento.

Itápolis possui 3 lagoas de tratamento que minimizam a carga orgânica na água

As águas das lagoas de tratamento passam por constantes análises laboratoriais