30 AGO 2023
Nota Fiscal do MEI vai mudar

O Departamento de Tributação e Fiscalização, da Secretaria Municipal de Finanças, alerta a todos os Microempreendedores Individuais inscritos no Cadastro de Contribuintes Mobiliários que, a partir de setembro/2023, será obrigatório utilizar exclusivamente a NFS-e de padrão nacional, emitida por sistema informatizado disponível no Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Nacional, para documentar as operações sujeitas à incidência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

A alteração ocorreu por força de normatização do Comitê Gestor do Simples Nacional, através da Resolução CGSN n.º 169/2022.

O Departamento salienta, ainda, que o emissor local de NFS-e da Prefeitura de Itápolis será reconfigurado para indisponibilizar ao MEI as ferramentas de emissão e substituição do documento fiscal, e eventuais notas emitidas após a data referida serão automaticamente canceladas. Ainda será possível consultar e cancelar os documentos fiscais emitidos anteriormente à mudança.

As instruções para cadastro no emissor nacional e geração da NFS-e também estão disponíveis no Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Nacional.

A NFS-e de padrão nacional poderá ser emitida através do módulo Web (site) ou do módulo mobile (aplicativo para celulares).

Cabe esclarecer que, no âmbito do Município de Itápolis, a gestão do Sistema de Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica está a cargo exclusivamente da Secretaria Executiva do Comitê Gestor da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (SE/CGNFSE), vinculada à Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Assim, quaisquer dúvidas ou problemas na utilização do emissor nacional devem ser reportados ao Comitê Gestor ou à Receita Federal Do Brasil, e não ao Departamento de Tributação e Fiscalização.

CANAIS DE ATENDIMENTO SOBRE O EMISSOR NACIONAL

Fale conosco do Comitê Gestor da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Canais de Atendimento da Receita Federal do Brasil

Fale conosco da Receita Federal do Brasil para Simples Nacional e MEI

SOBRE A NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA DE PADRÃO NACIONAL

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica de Padrão Nacional (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional para documentar as operações de prestação de serviços.

Coexistem potencialmente cerca de 5.570 legislações e Notas Fiscais de Serviços diferentes, uma para cada município. As empresas enfrentam o grande desafio de conhecer e adimplir esse número expressivo de obrigações acessórias distintas.

O Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) visa à regulamentação de um padrão nacional para emissão de NFS-e, à construção de um repositório para controle das NFS-e expedidas e à disponibilização de emissor de nota público, também em versão mobile, nos termos do protocolo de cooperação assinado no âmbito do ENAT.

O objetivo é o aumento da competitividade das empresas brasileiras pela racionalização das obrigações acessórias (redução do custo-Brasil), o que inclusive fomentará novos investimentos. Além disso, o projeto beneficia as administrações tributárias padronizando e melhorando a qualidade das informações, racionalizando os custos governamentais e gerando maior eficiência na atividade fiscal.

Por fim, o Departamento de Tributação e Fiscalização e a Secretaria Municipal de Finanças estudam a formalização de convênio com União Federal visando à adoção e integração ao Sistema Nacional da NFS-e, com compartilhamento das informações e extensão de uso aos demais contribuintes sujeitos às obrigações fiscais do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Fonte: Prefeitura de Itápolis