17 FEV 2021
Vamos reforçar a luta contra a dengue em Itápolis!

A Secretaria de Saúde registrou 06 casos de dengue no município. Seguindo as normas do Ministério da Saúde, as ações de combate ao Aedes aegypti são desenvolvidas, prioritariamente, nas 25 quadras ao redor da localização do paciente com caso confirmado.O Controle de Vetores realiza o bloqueio de criadouros (inspeção nas residências e empresas para identificação de possíveis criadouros da dengue e orientação aos munícipes) e a nebulização costal (aplicação de inseticida enviado pela SUCEN dentro dos imóveis, objetivando eliminar os mosquitos adultos).

Os agentes de combate às endemias estão realizando o bloqueio de criadouros no Jardim Veneza, Colorado e Campestre. Por isso, pedimos a colaboração dos moradores destes bairros para receberem as equipes da prefeitura. Durante o trabalho de bloqueio, realizado nos últimos dias, na Vila Santos e Jardim Iracema, por exemplo, as equipes visitaram 512 imóveis, onde foram encontrados 43 focos do mosquito, também houve a nebulização em 400 locais.

A equipe do Controle de Vetores relatou que o recipiente campeão em conter larvas, foi o bebedouro de animais, seguido pela lona plástica. Por isso, a Prefeitura de Itápolis alerta para importância de todos estarem unidos contra a dengue, verificando seus quintais e terrenos para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti que transmite dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.

O enfrentamento à COVID-19 deve estar aliado ao combate à dengue: não podemos esquecer que é necessário aplicar as medidas preventivas para as duas doenças.

Junte-se a Prefeitura de Itápolis para combater à dengue. Juntos somos mais fortes!

▶️COMBATENDO O AEDES AEGYPTI NO DIA A DIA:

✔Mantenha caixas d’água bem fechadas
✔Remova galhos e folhas de calhas
✔Mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo
✔Acondicione pneus em locais cobertos ou leve até o Ecoponto
✔Não deixe brinquedos pelo quintal, para não acumular água
✔Verifique as vasilhas de comida e água dos animais
✔Verifique ralos de áreas menos utilizadas
✔Confira o reservatório de água da geladeira
✔Preencha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana
✔Não deixar água acumulada sobre a laje
✔Lave, semanalmente, com água e sabão tanques utilizados para armazenar água
✔Coloque o lixo em sacos plásticos, dentro de lixeiras fechadas
✔Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de animais
✔Não deixe água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas
✔Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente
✔Limpe a bandeja do ar condicionado
✔Lonas usadas para cobrir materiais de construção, devem estar sempre bem esticadas para não acumular água
✔Faça sempre manutenção na piscina

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE?
- Febre alta maior que 38.5ºC
- Dores musculares intensas
- Dor ao movimentar os olhos
- Mal estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
- Vômitos persistentes
- Aumento progressivo do hematócrito
- Queda abrupta das plaquetas
- Sangramento de mucosa ou outra hemorragia

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave; neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns e, em alguns casos, também apresenta manchas vermelhas na pele. Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

REGISTRO DE CASOS DE DENGUE
Não se esqueça de comunicar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) se tiver a confirmação de que está com dengue, mesmo que tenha passado por atendimento particular ou no Pronto Socorro, porque com base nestes registros é que o Controle de Vetores planeja sua rotina de trabalho pelos bairros da cidade.

REPELENTE NATURAL CONTRA O AEDES AEGYPTI
Um excelente repelente caseiro contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana é o de cravo-da-índia, podendo ser usado por adolescentes e adultos, incluindo mulheres grávidas. Muito utilizado por pescadores, o cravo da índia é rico em óleo essencial e eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos, moscas e formigas. Veja a receita:
• 500 ml de álcool de cereais;
• 10 g de cravo-da-índia;
• 100 ml de óleo de amêndoas, mineral ou outro qualquer.
Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa esta mistura 2 vezes por dia, de manha e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.
Como usar o repelente caseiro:
Pulverize o repelente caseiro em toda região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas. Reaplique o repelente sempre que praticar esporte, suar, ou molhar-se. O tempo de duração do repelente na pele é de 3 horas, após este período deve ser reaplicado em toda área da pele sujeita a picadas.
Outra orientação importante é pulverizar este repelente também por cima das roupas, porque o ferrão do mosquito pode atravessar tecidos muito finos, chegando à pele.

Fonte: Prefeitura de Itápolis

Corona Dengue 1