24 ABR 2020
GOVERNO E ASSUNTOS ESPECIAIS
USO DE MÁSCARAS ESTÁ ENTRE NOVAS MEDIDAS DECRETADAS PELA PREFEITURA DE ITÁPOLIS

A Prefeitura de Itápolis estabeleceu por meio do Decreto Nº 5.581/2.020 novas ações de enfrentamento a COVID-19 (novo coronavírus) e acompanhando a recomendação do Governo Estadual, orienta à população a utilizar máscaras faciais ao circular pelas ruas.

Os estabelecimentos comerciais que já estavam autorizados a realizarem atendimentos com fluxo controlado, até o momento, devem permitir, somente, a entrada dos clientes que estiverem usando máscaras, para evitar a transmissão do coronavírus.

Fica proibida a entrada de crianças até 12 anos, mesmo que acompanhadas pelos responsáveis, em estabelecimentos comerciais. O prazo para adotar das novas normas termina em 1º de maio de 2.020.

O decreto reforça a proibição do funcionamento de salões de festas, clubes, associações recreativas, playground e chácaras para realização de festas em espaços locadas ou não, objetivando evitar aglomerações, incluindo a aplicação de multa de 500 Unidades Fiscais do Município – UFM, em caso de descumprimento. Denúncias a esse respeito poderão ser feitas a Guarda Civil Municpal (153) e Polícia Militar (190).

😷Importância das Máscaras

O uso de máscaras se tornou uma recomendação do Ministério da Saúde após estudos indicarem que a infecção pode ser transmitida a partir de pessoas que não apresentem sintomas do coronavírus, devido o lançamento de gotículas invisíveis no ar, durante uma conversa, por exemplo. Estas gotículas podem contaminar outras pessoas e a máscara pode evitar esse contágio ‘invisível’, funcionando como uma barreira física.

Além das máscaras de uso hospitalar, o Ministério da Saúde autorizou o uso de ‘máscaras caseiras’, que podem ser de tecido comum, preferencialmente, com duas ou mais camadas.

📌NÃO DE ESQUEÇA DE CONTINUAR RESPEITANDO O DISTANCIAMENTO SOCIAL

Veja a publicação do Decreto Nº 5.581/2.020 -.