19 MAI 2017
GUARDA CIVIL MUNICIPAL
ITÁPOLIS É REPRESENTADA EM OFICINA PARA OPERAÇÃO ESTIAGEM DA DEFESA CIVIL DO ESTADO

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros, realizou na terça-feira (16), no auditório da Prefeitura de São Carlos, a Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE).

O coordenador da Defesa Civil e 4 Guardas Civis Municipais participaram da oficina de preparação para o período de estiagem, onde são desenvolvidos trabalhos para que os efeitos da seca sejam minimizados.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Anderson Lima de Oliveira que explicou: “a nossa intenção também é alertar os gestores da Defesa Civil quanto à legislação e as formas de apresentar projetos para a obtenção de recursos junto ao Governo do Estado ou União em uma situação de anormalidade”.

“Estamos sujeitos à ação da natureza, o que podemos fazer é nos adaptarmos as mudanças climatológicas. Muitas vezes medidas simples podem minimizar grandes desastres”, disse o prefeito Airton Garcia, agradecendo o apoio da Defesa Civil do Estado.

Os 4 Guardas Municipais que participaram da Oficina, se formaram como brigadistas e se juntaram aos outros GCMs que já tinham essa formação para ajudar o município, quando for necessário.

A Defesa Civil de Itápolis e municípios participantes receberam um Kit Estiagem contendo: 5 abafadores para incêndio, 2 bombas “Costal Flexível”, 5 pares de luvas de raspa, 2 enxadões; 5 facões com bainha, 5 óculos, 2 lanternas e cantis, além do certificado.

O coordenador da Defesa Civil, José Eduardo Motta, ressaltou a importância da participação na Oficina: “foi muito produtivo para agregar aos nossos trabalhos e com os novos brigadistas poderemos ampliar as ações de prevenção e combate as situações de risco”.