23 JUL 2010
IDEB – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

“O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB foi criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” – INEP, em 2005 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos pelo CENSO ESCOLAR e médias de desempenho das avaliações do INEP, o SAEB – para as unidades da federação e para o país, e a PROVA BRASIL – para os municípios”.

O IDEB, além de ampliar as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, é também importante por ser condutor de POLÍTICA PÚBLICA em prol da qualidade da educação, como também é a ferramenta para o acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE para a Educação Básica.

O PDE estabelece, como meta que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0, média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

As metas do IDEB são diferenciadas para cada rede e escola; são diferenciadas para todos e são apresentadas bienalmente de 2007 a 2021.

“A definição de um IDEB nacional igual a 6,0 (seis) teve como referência a qualidade dos sistemas em países da OCDE e essa comparação internacional foi possível graças a uma técnica de compatibilização entre a distribuição das proficiências observadas no PISA” (Programmme for Internacional Student Assessment) e no SAEB.

A EMEF Prof. José Toledo de Mendonça participa do IDEB desde 2005 e obteve os seguintes resultados, com as seguintes projeções: até 2021.

Em virtude, principalmente da taxa de aprovação de 2008, que não foi 100% como em anos anteriores, pois a Secretaria Municipal de Educação não adota o Regime de Progressão Continuada, como é o caso do Sistema Público Estadual, o indicador de rendimento passou a ser 0,99 e não mais 1,00 e também a nota em matemática que foi em 2007 = 312,47 e 234,43 em Língua Portuguesa passou a ser, respectivamente 246,02 e 227,33, muito mais próxima dos resultados em nível das escolas públicas do município de Itápolis.

Tudo isso redundou no IDEB = 6,7, que seria a projeção para 2009.

Pela primeira vez a EMEF Agropecuária “Dr. Ulysses Guimarães” participou do IDEB, pois as escolas rurais, em 2005 e 2007 não participavam desta avaliação e apresentou o IDEB de 4,2 pontos. As metas projetadas para esta escola é a seguinte:

A Prefeitura Municipal de Itápolis / Secretaria Municipal de Educação, em articulação permanente com todo o Magistério Público Municipal de Itápolis envidará todos os esforços, principalmente no contexto da formação continuada para ir além das metas projetadas e não pretendendo adotar o Regime de Progressão Continuada.

A SME – Secretaria Municipal de Educação de Itápolis parabeniza o compromisso dos profissionais da Educação do Município em prol da emancipação e humanização dos educandos de sua rede.