25 JAN 2010
Combate a dengue será intensificado
Em rápida entrevista numa rádio local, o prefeito anunciou nesta semana que os trabalhos de combate ao mosquito Aedes Aegpity serão intensificado nos próximos dias, quando novos funcionários serão contratados temporariamente para auxiliar no trabalho de campo. Ano passado foram registrados 307 casos de dengue no município, este ano são 17 casos confirmados da doença e outros 45 casos aguardam resultados dos exames laboratoriais. Felizmente, até a presente data não foi constatado nenhum caso de dengue hemorrágica.

Do final do ano passado até o início deste, uma equipe de agentes sanitários da SUCEN (Superintendências de Controle de Endemias) de grandes centros, desenvolveram um amplo trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, realizando a nebulização nos bairros onde foram localizados focos do Aedes.

A contratação de pessoas em caráter temporário, por tempo a ser definido, servirá para promover as visitações nas residências e terrenos baldios, para eliminar criadouros e efetuar a aplicação de larvicida em vasos e recipientes que possam acumular água.

Atualmente o Centro Municipal de Controle de Vetores conta com 9 agentes para atuarem no combate não só do Aedes, mas também no controle de outras pragas e animais peçonhentos. O trabalho de nebulização será executado novamente após a “operação arrastão” nos quintais das residências, só que com bombas costais, já que as equipes externas da SUCEN com as respectivas caminhonetes, encerraram o programa estabelecido.

No dia 21 de janeiro de 2010 foi aprovada a lei Nº 2.637 que dispõe sobre obrigações dos munícipes no combate às doenças epidemiológicas e dá outras providências administrativo-fiscais. Quem não se adequar poderá pagar multa.

INFELIZMENTE, TODO ESFORÇO E DEDICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ESTARÃO PERDIDOS SE NÃO HOUVER A COLABORAÇÃO MACIÇA DA POPULAÇÃO ITAPOLITANA NO COMBATE A ESSA PRAGA. E O PIOR, PESSOAS DEDICADAS E INOCENTES PODERÃO PAGAR COM A PRÓPRIA VIDA, EM FUNÇÃO DO DESCUIDO E NEGLIGÊNCIA DE INFRATORES. FAÇA A SUA PARTE E COBRE A COLABORAÇÃO DOS VIZINHOS, PORQUE A RESPONSABILIDADE É DE TODOS !!